Uma reunião realizada nesta quarta-feira (29) no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em Campos dos Goytacazes, discutiu possíveis encaminhamentos para a situação dos veículos de tração animal no município e as alternativas de trabalho para as pessoas que dependem dessa atividade.
O encontro foi conduzido pela promotora de Justiça da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva, Maristela Naurath, e contou com a participação de representantes de órgãos municipais, além de instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Protetores e defensores da causa animal também estiveram presentes.
O vereador Cabo Alonsimar, que integra a Comissão dos Direitos dos Trabalhadores na Câmara de Campos, participou do encontro. Segundo os organizadores, a intenção é ampliar o diálogo entre poder público, instituições de pesquisa e sociedade civil para a construção de políticas públicas relacionadas ao tema.
A participação do Vereador Cabo Alonsimar reafirma o compromisso da Comissão dos Direitos dos Trabalhadores com a construção de soluções responsáveis, humanas e sustentáveis, pautadas na escuta, na responsabilidade social e no fortalecimento das políticas públicas no município.