Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Rio de Janeiro

Rio celebra o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e taxistas

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 25 de julho de 2022
Compartilhar

Motoristas, taxistas, mas também passageiros e pedestres. Muitos deles, devotos e fiéis, foram à Paróquia de São Cristóvão, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte da cidade, para pedir as bênçãos e proteção de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e taxistas. A programação nesta segunda-feira (25) foi recheada. Missas estão acontecendo desde as 5h30 da manhã e seguem ao longo do dia, uma delas celebrada por Dom Orani Tempesta. Ao final da missa das 19h, fiéis também poderão celebrar a data com o show da Batuque Imperial e da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti. 

Em um dos bancos cheios de fiéis, estava José Antônio Pereira. Morador do bairro e devoto há 67 anos, José Antônio foi à missa pedir proteção pela família. “Sempre peço força para minha mulher, meus filhos. Muita saúde e paz para todos eles”, contou. Mas a oração não para por aí: José é motorista há cerca de 45 anos e motociclista há 20. “A oração é dobrada”, brincou.

Fernando Cezma, de 52 anos, também foi pedir proteção a São Cristóvão. Mesmo sendo católico desde o nascimento, Fernando conta que a devoção ao santo veio junto com a sonho de infância: ser motorista de ônibus. “Quando eu era criança, sempre dava uma escapadinha da minha mãe para ficar vendo os ônibus saindo da garagem”, relembrou. Na missa, pediu a intercessão de São Cristóvão pela família e pelo país. “Vim pedir proteção pra minha família, pelo nosso Brasil, pela situação que estamos vivendo, pelo mundo também, pelas guerras e pandemias”, afirmou.

Há 52 anos, São Cristóvão divide a data com a Ana Cristiane dos Santos. Sendo sua primeira vez na Paróquia, Ana foi celebrar mais um ano de vida e pedir a proteção do santo. “É uma grande felicidade de estar com Deus, na casa do Senhor, celebrando essa data tão importante, o meu aniversário, e celebrar também o dia de São Cristóvão e de São Tiago Maior”, disse animada: “Vim agradecer pelo dom da minha vida, a vida dos meus filhos e minha neta”.

Alguns fiéis vieram rezar também pelos outros. “Pedi proteção pra mim, pra todos da minha família e para todos que andam por aí. A gente também tem que rezar com eles, para que não entrem em um acidente com a gente. Não adianta só a gente, tem que pedir pelos outros também”, explicou Cristina Mangia. Devota há 25 anos, Cristina passava sempre na Paróquia antes de ir para o trabalho para benzer o carro. A devoção veio ao ouvir a história: “me impressionou muito. Amei a forma que ele carregou Jesus”.

História de São Cristóvão

De acordo com o catolicismo, antes da conversão, São Cristóvão atendia pelo nome de Réprobo. Descrito como homem forte e alto, trabalhava como guerreiro para o Rei de Canaã. Ele, porém, não estava muito satisfeito com a posição em que se encontrava. Queria servir a um patrão mais poderoso.

Durante uma festa, viu que o seu superior fazia o sinal da cruz toda vez que, em diversas músicas, era citado o nome do demônio. Pensou então que deveria ir atrás e servir ao demônio, tamanha devia ser sua força e poder.

Réprobo foi atrás do demônio, o encontrou no deserto. Viu porém que ao encontrar uma cruz, o demônio fugiu, cheio de pavor. O homem concluiu então que, maior do que o demônio, devia ser aquela figura ligada à cruz. Descobriu que o seu futuro rei e senhor, a quem queria seguir, se chamava Jesus Cristo.

Após pedir um conselho a um sábio sobre como encontrá-lo, o eremita lhe falou para ficar à margem da beira de um rio, para ajudar na travessia das pessoas. Em um determinado dia, um menino pediu ajuda a Réprobo para fazer a travessia. Enquanto caminhava com o menino nos ombros, o homem reparou que a criança era muito pesada e que demandava ao máximo suas forças. Ao chegar no destino, o menino revelou sua identidade: Jesus Cristo. Depois desse encontro, Réprobo foi nomeado como São Cristóvão, sendo conhecido como “portador de Cristo”. 

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Governo do Estado autoriza início das obras na Vila dos Pescadores, no Farol
Próxima notícia PM dá tapa no rosto de empregada que se atrasou para o trabalho na Zona Oeste
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Hebert Conceição vence por nocaute e é campeão olímpico no boxe

7 de agosto de 2021
Destaque

Secretaria de Fazenda do Rio divulga tabela com valores venais para cálculo do IPVA 2022

28 de dezembro de 2021
CarnavalDenúncia

Polícia ouve diretor de escola de samba sobre acidente que matou menina de 11 anos na Sapucaí

27 de abril de 2022
Economia

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial

2 de setembro de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?