Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Rio lidera vacinação de idosos entre capitais do sul e sudeste com 90% do grupo vacinado

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 22 de abril de 2021
Compartilhar

A cidade do Rio de Janeiro é a que mais rapidamente vacina a população com idade acima de 59 anos contra a Covid-19 entre todas as capitais das regiões Sul e Sudeste do país. O município ultrapassou nesta quinta-feira, 22/04, a marca de 90% dos idosos vacinados.

Até o momento, mais de 1,3 milhão de cariocas receberam a primeira dose da vacina. Destes, cerca de 1,08 milhão são idosos, grupo de risco prioritário definido tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela Organização Mundial da Saúde.

Dentre as sete capitais do Sul e do Sudeste, a capital fluminense se destaca pelo calendário corrido, que foi intercalado entre homens e mulheres para melhorar o fluxo e evitar aglomerações. O Rio encerrará a semana com a população de 60 anos ou mais vacinada. Já a capital paulista, que segue o calendário do estado, tem previsão de imunizar essa mesma faixa somente na primeira semana de maio. Belo Horizonte trabalha com a imunização de idosos de 61 e 62 anos até 30 de abril.

No sul, Curitiba intercala a vacinação entre primeira e segunda dose: no fim de semana os curitibanos com 65 anos ou mais foram vacinados, durante a semana receberam a segunda dose da vacina quem é da faixa dos 70 anos. Em Porto Alegre, o calendário também segue avançando com a vacinação acima dos 60 anos, mas a taxa de vacinados está em torno de 86%. As outras capitais das duas regiões trabalham com calendário geral, sem organização por idades, e devem superar a taxa de 90% apenas na semana que vem.

Vale lembrar que a cidade do Rio tem uma taxa de vacinação total de 20%, acima da média nacional que é de 13% e do estado do Rio que vacinou 12% da população.

Logística do “chegou, vacinou”

O Rio de Janeiro vem apostando na estratégia de vacinar o maior número de pessoas possível, à medida que as doses são recebidas do estado, através de repasses realizados pelo Ministério da Saúde, elas são enviadas para os pontos de vacinação e aplicadas. Semanalmente o calendário de vacinação é atualizado e distribuído para a população nas redes sociais.

Além da aplicação da primeira dose, a Secretaria Municipal de Saúde reserva o contingente de vacinas para a segunda dose. Desta forma, fica garantida a imunização completa da população.

Graças a uma ampla rede de cobertura de clínicas da famílias, além de postos de vacinação drive-thru como o do Parque Olímpico, e de tradicionais locais como a quadra da escola de samba Portela e o Cacique de Ramos, as doses chegam nos quatro cantos da cidade.

Prefeito solicitou apoio das Forças Armadas

Além dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde, o Prefeito do Rio Eduardo Paes, solicitou no mês passado, apoio logístico das Forças Armadas. O pedido foi aceito pelo Ministério da Defesa e quatro novos pontos de vacinação foram abertos na cidade.

TAGS:principaltopo
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Alerj aprova projeto contra “Escola Sem Partido”
Próxima notícia Witzel volta a falar em perseguição de Bolsonaro, ‘cooptação’ de TJ, MP e Alerj e compara seu caso ao do ex-presidente Lula
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Fase Laranja começa com Hospital referência fechado por superlotação

11 de maio de 2021
Ciência e Saúde

Pfizer entrega mais 629 mil doses da vacina contra a covid-19

20 de maio de 2021
DestaquePolícia

PF apreende nota de R$ 420 com imagem de bicho-preguiça e efígie fumando maconha

6 de agosto de 2022
Polícia

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Campos

26 de julho de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?