Moradores de São João da Barra, no Norte Fluminense, saíram pelas ruas do Centro da cidade com mensagens de cuidados com a hipertensão arterial nesta quarta-feira (26), que é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/9/c/JAPBLHRsOkBi4KImwvvA/afericao-da-pressao-arterial-em-sao-joao-da-barra-durante-evento-pelo-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial.jpeg)
A caminhada contou com dezenas de pessoas, que partiram das imediações da Praça do padroeiro São João Batista, percorrendo as ruas Barão de Barcelos, São Benedito e Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Em seguida, os moradores retornaram ao ponto de origem.
Antes da caminhada, durante a concentração, houve aferição de pressão arterial e, ao final, foi disponibilizada uma mesa de frutas.
Além da população em geral, participaram da ação funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do Centro Municipal de Práticas Integrativas e do Programa Caminhando com Saúde.
O palhaço Dr. Coração deu o tom de animação ao evento, que foi organizado pelo Programa de Hipertensão e Diabetes (HipeDia).
“Dentro do tema ‘- Sal + movimento = Saúde’, procuramos com essa iniciativa conscientizar a população sobre a importância da atividade física e da alimentação saudável no enfrentamento a essa doença silenciosa nessa data”, disse a coordenadora do HiperDia, Cátia Assis.
A hipertensão
A Prefeitura explica que a hipertensão é caracterizada “pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa”.