Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Política

Senado aprova projeto que equipara injúria racial ao crime de racismo

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 19 de maio de 2022
Compartilhar

Contents
O que diz hoje a lei e o projeto aprovadoAlterações

 

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (18), um projeto de lei que pretende equiparar o crime de injúria racial ao de racismo. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, as penas dos crimes de racismo serão aumentadas de um terço até a metade se a prática for realizada “em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação” ou se cometida for funcionário público. O texto foi relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Juridicamente a injúria racial consiste na ofensa direcionada a uma pessoa valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o crime de racismo atinge uma coletividade de indivíduos.

Na prática, a proposta equipara as infrações de injúria com as de racismo, que são inafiançáveis e imprescritíveis. O texto também inclui a injúria, hoje contida no Código Penal, na Lei do Racismo, de 1989.

O que diz hoje a lei e o projeto aprovado

Atualmente, a pena para injúria racial é de reclusão de um a três anos e multa. O texto aprovado altera a lei dos crimes de racismo para tipificar com pena de dois a cinco anos de reclusão, fora multa, o ato de “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional”. A pena é aumentada pela metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas.

Ainda, segundo a proposta, o crime de racismo realizado dentro dos estádios de futebol terá também pena de dois a cinco anos. Isso valerá no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais. O texto proíbe ainda a pessoa que cometer o crime em estádios ou teatros, por exemplo, de frequentar por três anos este tipo de local.

“O Brasil e o mundo têm testemunhado cenas de hostilização de atletas com inferiorização expressada por palavras, cantos, gestos, remessas de objetos sugestivos etc”, afirmou Paim. Ele propôs a pena de suspensão de direito, ou seja, proibição de frequentar estádios, no caso de injúria ocorrida em partida de futebol. Segundo ele, essa prática tem apresentado bons resultados no âmbito da legislação de trânsito e também na experiência de alguns juizados especiais criminais, inclusive aqueles instalados nos estádios.

Alterações

Entre as alterações feitas por Paim no projeto está a separação do tipo penal previsto no Código Penal, trazendo para o âmbito da Lei de Racismo as ofensas racistas à dignidade e ao decoro, e deixando no Código as ofensas contra pessoa idosa e portadora de deficiência.

“O Supremo Tribunal Federal (STF) já entendeu que a injúria racial é uma espécie de racismo, e, portanto, imprescritível, isto é, a punibilidade não pode ser extinta, e o crime pode ser julgado a qualquer tempo, independentemente da data em que foi cometido”, disse ele.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Copa Sul-Americana: em jogo decisivo Fluminense encara o Unión Santa fé na Argentina, ainda sonhando com vaga nas oitavas
Próxima notícia PT vê Freixo como entrave para campanha de Lula no Rio de Janeiro
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Após furtos no Centro PM lança operação com trailer fixo na Praça
26 de setembro de 2025
Goytacaz consegue reverter punição no TJD e voltará a jogar no Aryzão
25 de setembro de 2025
Extorsão: criminosos exigiam R$ 500 por mês para comerciantes e empresários da Baixada Campista 
24 de setembro de 2025
Dona de clínica de estética em Campos é presa com canetas emagrecedores vencidas
23 de setembro de 2025

Você também pode gostar

EsportesExecutivoMunicipalPolítica

Prefeitura libera volta dos treinamentos em Campos

11 de outubro de 2020
DestaqueCampos dos GoytacazesPolítica

Pesquisa: População de Campos aponta cidade “largada e abandonada”

28 de dezembro de 2021
Política

Gabriel Monteiro: votação do Conselho de Ética pode abrir representação contra o vereador

5 de abril de 2022
DestaqueCampos dos GoytacazesPolítica

Wladimir: o prefeito mais desequilibrado da história de Campos

4 de março de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?