Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Vacina contra meningocócica do sorogrupo C é ampliada para crianças de até 10 anos e trabalhadores da saúde

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 5 de julho de 2022
Compartilhar

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (5) que crianças com até 10 anos de idade e trabalhadores da saúde poderão se vacinar contra a doença meningocócica do sorogrupo C, uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. Geralmente aplicada em bebês de três a cinco meses, com reforço aos 12 meses de vida, a vacina meningocócica C (Conjugada) teve seu público-alvo ampliado até fevereiro de 2023, devido a uma recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A medida visa proteger a população contra a doença, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da meningocócica do sorogrupo C no país. Nos casos graves, a doença pode atingir os vasos sanguíneos e provocar uma infecção generalizada.

Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, a criança de até 10 anos que não tiver completado o esquema vacinal contra a meningocócica do subgrupo C deverá tomar uma dose da vacina. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

“Uma das principais medidas para a prevenção e controle da doença meningocócica do sorogrupo C é a manutenção de elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes. A adoção desta estratégia tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por este sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Adriana Lucena.

O plano abrange todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, como aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais).

Os serviços de saúde devem se atentar às recomendações dos registros das doses para garantir a identificação pelo CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), identificar o lote da vacina,; registrar as aplicações no e-SUS APS ou, caso o imunizante não seja aplicado na Atenção Primária, o registro deve ser feito no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Profissionais que podem tomar a vacina

De acordo com a pasta da Saúde, todos os trabalhadores da saúde podem tomar o imunizante. A decisão inclui: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Também estão incluídos na lista os profissionais de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Além desses, quem atua em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas e parteiras, também podem receber a vacina. Assim como esses grupos, estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde poderão receber o imunizante.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Quissamã realiza campanha em função do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Próxima notícia Klara Castanho: Hospital nega ao Conselho de Enfermagem acesso ao prontuário médico da atriz
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Após furtos no Centro PM lança operação com trailer fixo na Praça
26 de setembro de 2025
Goytacaz consegue reverter punição no TJD e voltará a jogar no Aryzão
25 de setembro de 2025
Extorsão: criminosos exigiam R$ 500 por mês para comerciantes e empresários da Baixada Campista 
24 de setembro de 2025
Dona de clínica de estética em Campos é presa com canetas emagrecedores vencidas
23 de setembro de 2025

Você também pode gostar

DestaqueCampos dos GoytacazesCiência e Saúde

Prefeito anuncia que ocupação de leitos UTI chega a 100%

19 de março de 2021
Heraldo

Plenário do Senado aprova indicação de Kassio Marques ao Supremo

21 de outubro de 2020
DestaquePolícia

Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, é encaminhada para presídio em Bangu

29 de junho de 2022
Economia

Economistas dizem que zerar impostos sobre combustíveis neste ano pressionará inflação em 2023

27 de junho de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?