Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Política

Votação da PEC do voto impresso é adiada para evitar derrota do governo

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 16 de julho de 2021
Compartilhar

A decisão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o voto impresso no Brasil ficou para depois do recesso parlamentar, após manobra de deputados bolsonaristas. Sabendo que a matéria seria rejeitada pela maioria na comissão especial que discute o assunto na Câmara, o presidente do colegiado, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) encerrou a reunião desta sexta-feira, 16, após o relator, Filipe Barros (PSL-PR), ter dito que mudará o parecer.

Martins anunciou o encerramento da reunião em meio a protestos dos deputados e se desconectou da sessão, que acontecia de forma semipresencial pela plataforma Zoom, sem ouvir os que argumentavam contra a decisão. O presidente deu um prazo para que o relator apresente o novo texto: até a próxima sessão ordinária, que ocorrerá somente depois do recesso, em agosto.

“Como o deputado Filipe Barros manifestou o desejo de fazer modificações no texto, e essas modificações foram sugeridas pela comissão, e essa e uma prerrogativa do relator conforme o regimento interno, concedo o prazo para o relator fazer ajustes no texto até a próxima sessão”, anunciou Martins. Em seguida, deixou a reunião, enquanto parlamentares protestavam.

Deputados contrários ao texto e à decisão de Martins tentarão abrir uma nova sessão às 18h para votar o parecer, mesmo que o presidente seja substituído. Eles argumentam que o prazo para que o relator mudasse o texto já foi encerrado. “Medo da derrota iminente! Não ganham no voto e estão tentando no tapete”, disse a deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS).

Barros apresentou parecer favorável ao voto impresso em 28 de junho. Ele e Martins são do grupo que defende as mudanças nas urnas eletrônicas, propostas pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF). Do outro lado, há a articulação para barrar a medida. Nos últimos dias, bancadas contrárias ao texto mudaram integrantes do colegiado, para garantir que teriam maioria para derrubar o projeto.

A sessão desta sexta-feira foi articulada por 20 dos 34 integrantes da comissão, do grupo contrário ao voto impresso. Esses deputados conseguiram aprovar uma auto-convocação, apesar das resistências bolsonaristas, por entenderem que seria mais fácil derrotar a matéria agora do que deixar para depois do recesso.

Certos que sairiam perdendo, deputados governistas tentaram em várias situações, antes do encerramento da sessão, evitar a votação nesta sexta-feira. Primeiro, por meio de um requerimento de retirada de pauta da PEC, para que ela só pudesse ser retomada na próxima reunião do colegiado. O pedido foi rejeitado por 22 votos a 12, apesar dos apelos do líder do PSL, Vitor Hugo (GO), por mais tempo de discussão.

Depois, Caroline de Toni (PSL-SC) também tentou adiar a votação, usando como argumento algumas instabilidades observadas no sistema no início da reunião. A deputada sugeriu que a sessão fosse suspensa para que os problemas fossem resolvidos. O presidente, nesse caso, respondeu que não havia motivo para adiamento ou suspensão.

O assunto deve voltar à tona na primeira semana de agosto. Até lá, a expectativa dos deputados governistas é conseguir inverter o placar. Os que são contra a medida já consideram certo que conseguirão derrubá-la, mas o placar dependerá das reações que os deputados vão encontrar em relação ao tema nas bases eleitorais, no recesso.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Niterói entra em programa do Unicef contra a evasão escolar
Próxima notícia Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 1
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

PolíticaDestaque

Prefeito Wladimir Garotinho mantém silêncio sobre prisão de vereador do seu partido

19 de setembro de 2024
DestaqueCampos dos GoytacazesPolítica

Aprovados no concurso para Educador Social em Campos aguardam convocação desde 2023

30 de outubro de 2024
PolíticaEstadualExecutivo

Governador acompanha entrega de mais 2.400 aparelhos auditivos em Duque de Caxias, na Baixada

24 de junho de 2022
Política

Graça Mattos abandona o PDT de Neves e se filia ao PV para apoiar Freixo

3 de abril de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?