A Câmara Municipal do Rio decidiu adiar por uma semana qualquer decisão sobre as denúncias contra o vereador Gabriel Monteiro (sem partido). A reunião do Conselho de Ética, que teve início às 15h desta terça-feira, concluiu que recolheria por mais sete dias outros elementos e provas para decidir se terá abertura de representação ou não.
Integram o conselho os vereadores Alexandre Isquierdo (DEM), Teresa Bergher (Cidadania), Chico Alencar (Psol), Dr. Gilberto (PTC), Dr. Rogério Amorim (PSL), Rosa Fernandes (PSC), Zico (Republicanos), Wellington Dias (PDT) e Luiz Ramos Filho (PMN). Alencar e Bergher foram os únicos que votaram pela abertura de representação em 48h para investigar Gabriel Monteiro pelas denúncias.
Na sessão plenária desta terça, vereadores se manifestaram contra a decisão do conselho. Teresa Bergher classificou como uma “vergonha” adiar a decisão sobre um caso tão importante e que o conselho é “capenga”, já Lindbergh Farias (PT) disse que esse talvez seja o “maior erro desta legislatura”. O petista também declarou que acredita que a intenção é colocar essa história “para debaixo do tapete e impedir com que os funcionários sejam ouvidos”.
Gabriel Monteiro também foi criticado por não estar presente na sessão plenária. Após as primeiras falas sobre o caso, o ex-PM e youtuber fez uma questão de ordem e rebateu os opositores de dentro de um carro.
“Alguns vereadores aqui estão querendo fazer uma antecipação de culpa. É muito fácil pisar em mim agora, jogar pedra, falar que cometi crime com crianças, mas quem tirou aquela garota da rua fui eu. Agradeço aos vereadores que me dão a chance para provar os fatos”, declarou Monteiro.
Carlos Bolsonaro (Republicanos) lamentou a forma como estão “expondo” o vereador e afirmou, “sem fazer juízo de valor sobre o caso”, que outros parlamentares tentam fazer “colocações falsas para rotular Gabriel”.
Gabriel Monteiro é acusado por ex-funcionários de agressões físicas, assédios moral e sexual e manipulações de vídeo. Uma mulher também o acusa de estupro. As denúncias foram exibidas em reportagem do Fantástico no último domingo (27).