Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
DestaqueEstadualExecutivoOportunidadesPolítica

Após autorização do STJ, Cabral é transferido para grupamento dos bombeiros no Rio

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 5 de maio de 2022
Compartilhar

 

O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi transferido na noite desta quinta-feira (5) para o Grupamento Especial Prisional (GEP) do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro no Humaitá, Zona Sul do Rio.

Atendendo a um pedido da defesa de Sérgio Cabral, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, nesta quinta-feira (5) a transferência.

Na terça-feira (3), Cabral e outros cinco presos foram levados da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana, para o presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

A troca de cadeias ocorreu por ordem da Vara de Execução Penal do Tribunal de Justiça, que ordenou o encaminhamento à Penitenciária Laércio da Costa Peregrino (Bangu1) depois que uma fiscalização encontrou indícios de regalias na prisão da PM.

Em Bangu, o ex-governador passou a ser “colega” de presídio de alguns dos criminosos mais perigosos do RJ. Alguns deles são chefes do tráfico de drogas ou milicianos, como My Thor, Menor P, Toni Ângelo e Charles do Lixão.

  • Celulares, lista de banquete e toalhas bordadas com nome de Sérgio Cabral são encontradas em vistoria em celas
  • Regalias de Cabral na cadeia: relembre outros casos envolvendo o ex-governador do RJ
  • Seap apura supostas regalias do casal Monique e Dr.Jairinho na prisão

Falta de ‘prudência’

O desembargador convocado do STJ Olindo de Menezes determinou a remoção Cabral de Bangu 1 por entender não ser “prudente a manutenção do ex-governador” numa prisão em Gericinó.

Segundo o magistrado, há uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que, por ser “colaborador”, Cabral não fique na preso com outros corréus ou condenados.

“Além disso, há fatos penalmente típicos imputados a pessoas segregadas naquela mesma unidade prisional, em decorrência da delação do ex-governador”, afirmou Menezes.

Segundo o STJ, na decisão o magistrado também destacou que, “embora tenha sido determinada a transferência e o isolamento cautelar de todos os presos, conjuntamente, a atuação de Sérgio Cabral não chegou a ser devidamente personalizada na decisão da Vara de Execuções Penais”.

Em nota (veja a íntegra abaixo), os advogados de defesa do ex-governador, Patricia Proetti, Daniel Leon, Tayna Duarte e Bruno Garcia, afirmam que “a justiça mais uma vez imperou”, e o STJ reconheceu que a transferência de Cabral foi “determinada sem qualquer processo que a respaldasse”.

Íntegra da nota da defesa:

“A defesa do ex-governador afirma que a justiça mais uma vez imperou já que: foi reconhecido que a decisão de sua transferência, para além de estar pautada em mera presunção e achismos, fora determinada sem qualquer processo que a respaldasse, ou seja, inverteu-se o devido processo legal.

O juiz primeiro determinou a remoção do Ex-Governador para somente depois apurar se houve o seu envolvimento no episódio narrado. A defesa também destaca que, em relação ao ex-Governador, a própria decisão do juízo da execução não relaciona e não descreve nenhum achado na cela nº 18 – que é a do ex-Governador.

Como não houve nenhum achado que pudesse ser relacionado ao ex-governador, o Juiz da execução, em sua decisão, carregou de impressões pessoais despidas de qualquer mínima prova para justificar e motivar a sua decisão cautelar de remoção de presídio.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Deputado Chiquinho Brazão vota a favor e comemora aprovação do piso salarial nacional para enfermeiros
Próxima notícia Jardim São Benedito recebe evento de doação de livros ‘Um livro em cada canto’ neste sábado em Campos, no RJ
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Ciência e Saúde

Covid-19: Rio registra mais de 5 mil novos casos em 24h

4 de julho de 2022
DestaquePolícia

MP denuncia policial que matou petista e aponta motivo fútil por ‘preferência política-partidária antagônica’

20 de julho de 2022
DestaquePolícia

Mulher é encontrada morta dentro de poço da casa de ex-companheiro em Vargem Grande

15 de julho de 2022
Destaque

Vereadores fiscalizam escolas e encontram cenário de guerra e abandono total

8 de março de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?