Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Economia

ALERJ debate condições de moradia e renda com agricultores do assentamento terra prometida

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 22 de maio de 2022
Compartilhar

Demora na regularização fundiária, ausência de estradas, falta de acesso à energia elétrica, drenagem e transporte público estão entre as muitas demandas que os agricultores do Assentamento Terra Prometida, em Duque de Caxias, apresentaram às comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Governança da Região Metropolitana, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em audiência pública realizada nesta sexta-feira (20/05).

Localizado entre os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, no pé da Reserva Biológica de Tinguá, o assentamento foi criado em 2006, com a promessa de que seria um modelo de reforma agrária no estado. Mas passados 16 anos, seus integrantes estão praticamente abandonados e muitos ainda não obtiveram a titularidade da terra.

“São cerca de 60 famílias vivendo no assentamento e mil pessoas ao redor. Dói pensar que boa parte do alimento que temos hoje vem da agricultura familiar e que a ausência de políticas públicas faz com que o custo de produção aumente. Essas pessoas não estão pedindo nada além de condições dignas de moradia e de trabalho”, disse a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Dani Monteiro (PSol).

Os parlamentares e a comunidade cobraram uma solução definitiva sobre a posse da terra e a infraestrutura aos representantes do Governo do Estado. “Ainda temos famílias sem a documentação fundiária do seu lote. Nos foi prometido casas com energia elétrica, calçadas e até ciclovias. Não temos nada disso. O canal de drenagem só foi feito no início do assentamento, e deveria ser feito anualmente”, contou a agricultora Bia Carvalho.

A produtora rural destacou ainda a falta de escolas e de postos de saúde na região. “As crianças precisam andar dois quilômetros a pé porque os ônibus escolares não conseguem entrar no assentamento. É preciso ampliar as escolas para o ensino médio, inclusive com ensino rural. Quando um morador passa mal, tem que ser levado de carroça até um posto médico”, pontuou.

Presente ao encontro, a presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), Patrícia Damasceno, explicou que já foi feita a regularização fundiária de 47 famílias, 28 estão em processo de conversão definitiva e oito ainda estão sem processo. “Senti a insatisfação que vem de 20 anos dos trabalhadores. Precisamos de um voto de esperança para que consigamos fazer a diferença aqui na Terra Prometida. O nosso técnico estará aqui duas vezes na semana para organizar todo o processo de regularização fundiária dos moradores”, informou.

O presidente da Comissão de Governança da Região Metropolitana, deputado Waldeck Carneiro (PSB), lembrou que toda a extensão do Arco Metropolitano (BR-493), que abrange o assentamento, foi declarada área de relevante interesse econômico estadual. A Lei 9.690/22 foi sancionada nesta sexta pelo governador com emendas que salvaguardam o território, após discussões entre o Parlamento fluminense e os agricultores.

“A Lei do Arco Metropolitano é uma proposta inteligente, que busca articular o conjunto de rodovias do estado de modo a favorecer uma logística de escoamento de produção no entorno dessa região. É preciso construir estradas aqui no assentamento inclusive para que os agricultores possam levar suas mercadorias para outras localidades”, disse o parlamentar.

Terra Prometida

Até 1999, os agricultores do Assentamento Terra Prometida ocupavam uma localidade em Santa Cruz, na Zona Oeste da Capital. Eles foram retirados após a instalação de empresas estrangeiras na região, em 2006. O assentamento produz aipim, batata doce, inhame, laranja, banana, tangerina, limão, ovos leite feijão, milho, abóbora, além de outros produtos orgânicos.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Governador entrega em Nova Iguaçu cartões do Programa Recomeçar para vítimas das chuvas
Próxima notícia Foragido com 6 mandados de prisão por homicídios em Campos é preso em Macaé pela Polícia Civil
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Oportunidades

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

13 de maio de 2024
Campos dos GoytacazesEconomia

Havan e Italac desistiram de Campos: por que a cidade não consegue atrair investimentos?

3 de maio de 2024
DestaqueEstadualExecutivoOportunidadesPolítica

Após autorização do STJ, Cabral é transferido para grupamento dos bombeiros no Rio

5 de maio de 2022
Economia

Procon Campos fiscaliza práticas de preços abusivos do arroz em supermercados

9 de maio de 2024

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?