Policiais da 13ª DP, Ipanema, prenderam nesta sexta-feira (27) duas mulheres por estelionato por uso de moedas falsas em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Elas foram denunciadas por alguns comerciantes que receberam dólares falsos.
Segundo os agentes da civil apuraram, Maria Lesly Montalvo Escobar e July Felicita Montalvo, que são peruanas, vinham praticando o golpe desde o início da semana, e disseram que adquiriram as notas na Praça da Sé, em São Paulo. Além do dinheiro, elas também portavam documentação falsa.
Ao serem abordadas pelos policiais, uma se identificou como cidadã chilena e a outra como uruguaia, e apresentaram cédulas de identidade falsas desses países.
Prejuízo poderia ter chegado a R$ 16 mil
Elas conseguiram trocar 2,4 mil dólares no Rio e ainda tinham mais mil dólares em notas falsas para repassar, em um total de mais de R$ 16 mil na cotação desta sexta.
“Ao todo, elas conseguiram trocar notas em três hotéis e em uma loja no shopping Cassino Atlântico, todos em Copacabana. Elas se passam por turistas, dizem que acabaram de chegar no Brasil e tentam trocar as notas. Mas apuramos que já residem no país há mais de 10 anos e vêm praticando crimes aqui no Rio e em São Paulo, onde já têm anotações”, disse o delegado Felipe Santoro, que coordenou a prisão.
Santoro contou ainda que as mulheres não se hospedam em hotéis, para não serem descobertas, e optam por ficar em apartamentos locados por imobiliárias. Elas tentam usar os hotéis apenas para trocar o dinheiro falso
As investigações seguem para localizar o responsável pela falsificação dos documentos e dos dólares, assim como identificar outros integrantes do grupo criminoso.
Duas vítimas, que ficaram sabendo da prisão das peruanas, procuraram a 13ª DP para registrar queixa.