O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) recebeu o prêmio de entidade que mais avançou, neste último ano, no ranking que mensura a implantação do governo digital entre os estados brasileiros. Promovido pela Abep-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de TIC de todo país, a premiação aconteceu durante a 3ª edição do Workshop Abep e do Seminário Abep de Gestão, que acontecem esta semana em Brasília.
A ação ressalta o avanço do Proderj, que vem colocando a tecnologia a serviço da gestão pública e do cidadão fluminense, buscando sempre a eficiência e a transformação digital do estado. O Rio de Janeiro também conquistou o primeiro lugar geral na categoria que avalia a normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos.
O Proderj participou de um rigoroso processo de avaliação, com mais de 35 critérios, contemplando temas como a capacidade para a oferta digital de serviços, a oferta de serviços digitais e a normatização sobre modernização para a oferta de serviços públicos. Este ano, também foram avaliadas as inovações trazidas pelas Leis Federais 14.063/2020 (Assinaturas Eletrônicas) e 14.129/2021 (Governo Digital e Eficiência Pública), bem como a oferta digital em áreas como Educação, Saúde e Direitos Humanos.
A premiação do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais tem o objetivo de mensurar se os principais serviços disponibilizados pelos governos estaduais são por meios digitais e se essa oferta está de acordo com as melhores práticas do Governo Digital, em conformidade com a legislação vigente.
– Essa é mais uma grande conquista da gestão Cláudio Castro após um ano da sua posse. Destaco todo apoio do governador e do subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, grandes entusiastas do tema Governo Digital e que nos incentivam diariamente a entregarmos ao cidadão um estado totalmente digital. Hoje estamos presentes nos principais debates nacionais sobre o assunto por meio da Abep-TIC. O Rio de Janeiro, que antes era o 16° no ranking nacional que mensura a entrega de serviços digitais, atualmente já está no top 10. A meta é avançarmos ainda mais nas próximas avaliações – destacou o presidente da autarquia, Mauro Farias, antes de concluir:
– Compartilho esse prêmio com os servidores do Proderj, que trabalham intensamente para transformação digital do estado, sempre com objetivo de modernizar a gestão e colocar a tecnologia, de forma fácil, ágil e segura, para a população – disse Mauro.
Portal integrado foi lançado em maio
Como exemplo de entrega na área de Governo Digital, o Estado lançou, em maio, seu portal integrado de serviços digitais, primeira ação do Programa RJ Digital. O canal oferece mais de 1,3 mil serviços digitais à população fluminense. Neste endereço (https://www.rj.gov.br), o cidadão pode consultar a situação da carteira de habilitação e do IPVA, acompanhar o desenvolvimento do filho na escola, abrir empresa como Microempreendedor Individual e fazer reclamação junto ao Procon-RJ, entre outros atendimentos. Se o internauta for servidor público, ele consegue acessar contracheques e informes de rendimento.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Proderj em parceria com a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social. Uma das inspirações para o RJ Digital foi o modelo usado pelo governo da Estônia, reconhecido como um dos países mais digitais do mundo.