Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Sem categoria

Secretaria de Estado de Turismo leva Fórum Regional do Turismo Fluminense à região turística Caminhos da Mata

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 29 de junho de 2022
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) realizaram, nesta quarta-feira (29/6), o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Caminhos da Mata. O evento aconteceu no Rio Bonito Atlético Clube, em Rio Bonito, e reuniu os principais representantes da cadeia produtiva do setor, além de autoridades e especialistas em turismo das cidades: Silva Jardim, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, que integram a região turística Caminhos da Mata.

 

Este foi o 9º encontro realizado com o objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial de atração dos municípios fluminenses. Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras da região Caminhos da Mata. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Sávio Neves, destacou o Programa de Artesanato Estadual e prestou homenagens aos representantes e lideranças do segmento turístico dos municípios.

 

Para o secretário, Sávio Neves, o turismo serve como um impulsionador do retorno ao crescimento da economia.

 

– É um dia de trabalho, de reflexão sobre o que podemos fazer para impulsionar o turismo. O turismo é a locomotiva dessa retomada do desenvolvimento econômico, porque ele é quem mais rapidamente responde a essa demanda de emprego, de renda, de interiorização e é disso que nós vamos falar aqui hoje – destacou Neves.

 

Em sua apresentação, Sávio Neves mostrou ações e projetos da Setur-RJ que estão em andamento e que priorizam a diversidade cultural de todo o estado, além da participação em feiras e eventos em importantes mercados emissores de turistas. Sávio destacou ainda o projeto “Inverno #tônoRio”, que estreia em Copacabana na próxima sexta-feira (1º de julho) com um contêiner instagramável, que ficará fixo na altura do Posto 4 e seguirá para 11 cidades de diversas regiões turísticas de forma itinerante.

 

– O estande instagramável foi um sucesso na edição de verão, agora está de volta com um design moderno, colorido e com a cara do friozinho da estação. Lá, os visitantes terão oportunidade de registrar momentos e paisagens inesquecíveis. A iniciativa conta com vídeos que apresentam pontos turísticos das cidades do RJ, além de propagar o talento de artistas musicais das regiões – enfatizou o secretário.

 

A programação do Fórum contou com palestras, mesas e painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor. Além disso, a ação também promoveu apresentações culturais dos municípios e uma área para a gastronomia, o artesanato e a cultura regional.

 

 

 

Artesanato como valor cultural

Maria Cristina é artesã de Tanguá, tem 64 anos e borda desde 4 anos de idade. Anos mais tarde, apaixonou-se pela técnica do ponto cruz e começou a desenvolver peças em tapeçaria. Há 11 anos foi morar em Tanguá, onde começou a exibir suas peças e logo foi ajudar no processo de revitalização e crescimento da feira do artesanato local.

 

– Eventos como esse valorizam o trabalho do artesanato e abre oportunidade para agregar valor turístico e identidade cultural a produção dos artífices. Estamos muito felizes com a oportunidade dada pelo Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – festejou a artesã.

 

Anderson Ribeiro, 40 anos, assessor de ecoturismo do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim, ressalta o potencial de atração do equipamento turístico. Segundo ele, um dos que mais atrai turistas internacionais, em busca de ecoturismo e avistamento da espécie nativa da Mata Atlântica.

 

– Hoje a gente recebe turistas do mundo inteiro, as pessoas vêm ver o mico-leão-dourado e, a partir daí, conhecem os demais atrativos. A região Caminhos da Mata é essencial para o ecoturismo, em especial, Silva Jardim, que oferece ao turista o potencial riquíssimo do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado e o programa de conservação do nosso primata – conclui Anderson.

 

Fórum regional completa as 12 regiões turísticas até o fim do ano

Outras três edições estão programadas para este ano, encerrando o ciclo dos fóruns iniciados em 2021:

– Costa Doce, em Campos dos Goytacazes (20 de julho);

– Caminhos da Serra, em Santa Maria Madalena (10 de agosto);

– Águas do Noroeste, em Itaperuna (31 de agosto).

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Governador Cláudio Castro sanciona lei que contempla servidores da Faetec
Próxima notícia Faetec reinaugura unidade na comunidade Santa Marta, no Rio; ideia é abrir 400 vagas por semestre
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Nicole de Thiun é bicampeã em prova do Campeonato Brasileiro
14 de novembro de 2025
Quatro filhotes vão reforçar Grupamento de Operações com Cães
14 de novembro de 2025
Feirão de Renegociação da Enel será realizado nos dias 17 e 18 de novembro
13 de novembro de 2025
Idoso é morto na BR-101, em Travessão
12 de novembro de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Comlurb capacita profissionais para separação correta de materiais

22 de julho de 2022
Sem categoria

Ucranianos contêm ataques russos no leste e Otan diz temer guerra de ‘anos’

19 de junho de 2022
Polícia

Policiais e torcedores entram em confronto nos arredores do Estádio Nilton Santos; quatro pessoas foram presas

28 de agosto de 2022
DestaquePolícia

Justiça proíbe francês acusado de racismo e agressão de deixar o Brasil

6 de julho de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?