Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Política

Comissão rejeita recurso da defesa de Gabriel Monteiro, e votação pela cassação será nesta quinta

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 17 de agosto de 2022
Compartilhar

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores recusou, nesta quarta-feira (17), recurso apresentado pela defesa de Gabriel Monteiro (PL-RJ) contra pedido de cassação do mandato do vereador. De acordo com a decisão do grupo, as alegações dos advogados do parlamentar eram iguais às que já haviam sido apresentadas em maio, durante a fase de abertura do processo no Conselho de Ética. A votação pela cassação do ex-PM segue confirmada para esta quinta-feira (18), às 16h, na Câmara de Vereadores.

Nessa sessão ordinária, o relator do processo na comissão, o vereador Chico Alencar (PSOL), fará a leitura do seu parecer, favorável à cassação de Monteiro. Ele terá até uma hora para falar sobre a decisão e, em seguida, outros vereadores interessados em falar sobre a votação poderão falar por até 15 minutos.

Assim que a fala dos vereadores se encerrar, a defesa do vereador terá a oportunidade de se manifestar por até duas horas. Após isso, os líderes dos partidos também terão tempo para orientar suas bancadas.

Por fim, será feita a votação nominal e o resultado será computado no painel eletrônico da Câmara. A decisão pela cassação precisará de 34 votos favoráveis, que representam dois terços do total. Todos os parlamentares votam.

Críticas ao processo

Em sua defesa enviado à Comissão de Justiça e Redação, a defesa de Gabriel Monteiro, voltou a apontar problemas na instrução do processo. Entre eles, os advogados alegaram vício de iniciativa, que causa a confusão entre relatoria e acusação, a produção de provas em desacordo com ordem determinada pela resolução 1133/9, que rege processos disciplinares na Câmara. Também apontaram ilicitude das provas carreadas, alegando que elas teriam sido furtadas da residência do vereador.

 

O documento também enumerou criticas ao uso do caso em que o vereador gravou sexo com uma menor de idade. Outra queixa foi sobre o uso da acusação de assédio moral e sexual feita por ex-assessores contra o vereador.

 

“Conforme publicado no Diário da Câmara, o relator propôs a retirada da acusação de assédio moral e sexual contra assessores de seu parecer final, sendo seguido por unanimidade pelos membros do Conselho. Desta forma, a acusação de assédio moral e sexual não pesa mais contra o parlamentar”, questionou.

 

A defesa também pontua como fantasiosas as falas da ex-assessora Luisa Caroline. Segundo os advogados, todas as falas teriam sido desmentidas durante o processo e seriam parte de um conluio contra o parlamentar.

 

“A senhora Luisa Caroline faz parte de um conluio entre ex-funcionários do vereador e pessoas ligadas à máfia do reboque, que ofereceram quantia vultosa para que o parlamentar não divulgasse denúncias de crimes ocorridos dentro dos pátios da administração da empresa, o que provocou, inclusive, o encerramento de contrato da mesma com a prefeitura”, disse.

 

Os advogados pontuaram ainda no texto os casos que partiram de vídeos do canal do parlamentar no YouTube, como agressão a uma pessoa em situação de rua na Lapa, a filmagem de uma criança em um shopping e de outra em um salão de beleza. Todas as alegações da defesa do parlamentar, contudo, foram negadas pela comissão.

 

 

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Carnaval 2023 terá seis fins de semana com ensaios técnicos na Sapucaí
Próxima notícia Polícia indicia médico contratado por influenciador Bruno Krupp por fraude processual
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Política

Rodrigo Bacellar: “Trabalho em conjunto será fundamental em todas etapas da vacinação”

19 de janeiro de 2021
Economia

Vendas da indústria de alimentos crescem 3,74%

22 de julho de 2022
DestaquePolícia

Médico tem prisão prorrogada após MPRJ apontar indícios de ‘homicídio tentado

27 de julho de 2022
DestaqueCampos dos GoytacazesEsportes

Paulo Roberto, maior ídolo da história do Americano, morre aos 78 anos

7 de dezembro de 2024

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?