Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
DestaquePolítica

Vinte e cinco grupos de trabalho discutem temas prioritários para o Sul e Sudeste

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 3 de março de 2023
Compartilhar

No primeiro dia de reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, na Zona Sul carioca, 25 grupos de trabalho, integrados por secretários e técnicos dos sete estados das duas regiões, discutiram nesta quinta-feira (2/3) temas prioritários como segurança pública, saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e educação, entre outros. Pela primeira vez nos sete anos de criação do Cosud, a mulher está no centro das discussões. Também é a primeira vez que a cultura é representada em um grupo de trabalho específico no Consórcio. Além disso, nesta edição o Cosud abriu espaço para o debate das políticas públicas para os jovens e o envelhecimento da população.

Adaptação às mudanças climáticas
Liderado pelo vice-governador do Rio e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o grupo temático ambiental tratou de questões centrais e comuns a todos os brasileiros: o meio ambiente e a adaptação dos governos às mudanças climáticas.

– É uma honra receber os gestores dos estados que representam dois terços do PIB Nacional para discutir questões essenciais para o desenvolvimento regional e do país. Como membros do Cosud, temos uma grande oportunidade de liderar ações efetivas e relevantes dentro da temática sustentável, em âmbito nacional e internacional – afirmou Thiago Pampolha.

Reforma tributária e finanças dos estados
A reforma tributária e as finanças dos estados são temas de dois outros grupos de trabalho. Entre os pontos de consenso das discussões, destacaram-se nesse primeiro dia a mudança da tributação do ICMS da origem para o destino, a ampliação da base de cálculo e a autonomia para a promoção de políticas públicas de desenvolvimento local. A dívida pública dos estados do Cosud e sua participação na arrecadação tributária federal também foram debatidas.

Reindustrialização alinhada com a economia verde
No grupo temático sobre Desenvolvimento Econômico, a reindustrialização, a importância da troca de experiências, o planejamento e a construção de uma agenda comum entre estados do Sul e Sudeste estiveram no centro dos debates.

– Estamos buscando caminhos para a reindustrialização do estado alinhados com as políticas nacionais de desenvolvimento industrial e com a economia verde, inserindo o estado no contexto dos conceitos da indústria 4.0, da transformação digital, visando a consolidação de uma indústria moderna e competitiva no território fluminense – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Maior integração na segurança
No Grupo de Trabalho da Segurança, integrantes das secretarias e forças de segurança dos sete estados debateram as metas e desafios para os próximos anos, que envolvem maior integração em diferentes níveis – entre sistemas tecnológicos, instituições ou unidades da federação. O secretário de Polícia Civil do Rio, delegado Fernando Albuquerque, destacou a estrutura diferenciada do estado, em que há, além da Secretaria de Estado de Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Desafios na saúde e educação
Na educação, os desafios de reverter o apagão de professores, garantir formação continuada e aprendizagem de qualidade, tornar o ensino atrativo, combater as desigualdades, o racismo e promover a inclusão social foram os temas centrais. Já na saúde, o secretário Doutor Luizinho destacou a troca de experiências e de aprendizado. Entre os eixos definidos para serem trabalhados na agenda pelo consórcio estão as cirurgias eletivas, experiências e modelos de contratos, compras compartilhadas de medicamentos e insumos de saúde e mecanismos de ressarcimento federal para gastos estaduais com a judicialização.

Lei de Incentivo ao Esporte como forma de inclusão social
Representantes da área de esportes dos estados que integram o Cosud debateram as experiências das políticas de incentivo ao setor em suas pastas. Um dos temas que receberam destaque foi a Lei de Incentivo ao Esporte, que permite a realização de grandes eventos esportivos por meio do financiamento público aos projetos.

A lei permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas, atendendo a crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Para o grupo, é um consenso que, além da inovação, a legislação fixou a ideia do esporte como meio de proteção e inclusão social.

Vocação turística regional em foco
No GT do Turismo, o secretário Gustavo Tutuca destacou o Planejamento Estratégico TurismoRJ + 10 Anos, que propõe iniciativas para reconduzir o Rio ao patamar de competitividade com outros destinos no cenário mundial, considerando a vocação turística de cada região do Estado. Foram destacados pilares e metas do planejamento nos próximos 10 anos. Investimento em segurança turística, infraestrutura, a criação do Centro de Inteligência do Turismo (base de dados e pesquisa) também foram apresentados.

Infraestrutura na esteira da tecnologia
Um dos pontos apresentados pelo governo do Rio de Janeiro durante o Grupo de Trabalho de Infraestrutura foi a utilização da metodologia BIM nas obras públicas. Os projetos passam a ser concebidos em uma realidade virtual, compartilhado com todos os setores envolvidos, para que todas as informações estejam disponíveis. Dessa forma, qualquer alteração poderá ser identificada e, imediatamente, permitir a atualização dos dados relativos à obra, minimizando os erros nos projetos e necessidade de termos aditivos.

Ferrovia de Integração do Sudeste vai ampliar a capacidade logística
No GT Logística e Transporte, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana levou detalhes do projeto de construção da Ferrovia de Integração do Sudeste, que vai ampliar a capacidade logística do país, reduzindo os custos logísticos e, consequentemente, o valor final dos produtos para a população. A ferrovia tem potencial para se consolidar como o novo corredor para exportação do agronegócio no Brasil. O grupo de trabalho temático contou com a participação de representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

O objetivo do projeto é criar um arco ferroviário, interligando o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, representando uma importante alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, reduzindo o Custo Brasil e multiplicando benefícios.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Grávida morta a tiros e bebê que morreu após parto de emergência são enterrados em Campos, RJ
Próxima notícia Disque Denúncia pede informações sobre envolvidos na morte de grávida e bebê em Campos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

PRF reforça mensagem para motoristas evitarem acidentes nas rodovias no trânsito do carnaval

21 de fevereiro de 2023
Destaque

Lei Seca flagra 70 motoristas embriagados em Campos

22 de maio de 2023
Destaque

Estado libera R$ 6 milhões para acervos de instituições de Ensino Superior e de pesquisa

13 de dezembro de 2021
DestaqueCampos dos GoytacazesPolícia

Operação conjunta da MPRJ e Polícia Civil combate exploração sexual infantil

31 de outubro de 2024

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?