A Secretaria de Saúde de Campos investiga a causa da morte de um paciente de 50 anos, no Hospital Geral de Guarus (HGG), na última segunda-feira (9). O homem, que era morador do distrito de Travessão, deu entrada na unidade no domingo (8), em estado grave. Diante do quadro apresentado pelo paciente, existe a possibilidade de se tratar de um caso de febre maculosa. Mas, até o momento, não há um diagnóstico fechado, de acordo com a Secretaria.
Através de nota, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS) e a Superintendência do HGG confirmaram que foram colhidas amostras do paciente, e o material foi encaminhado para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), no Rio de Janeiro, onde será submetido à análise.
FEBRE MACULOSA – A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Sintomas – A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
- Febre e dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória