Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Verão

Veterinário orienta quanto aos cuidados com pets antes das viagens de férias

Vacinas e vermicidas devem sempre estar em dia para qualquer trânsito intermunicipal ou interestadual

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 29 de dezembro de 2025
Compartilhar

Fim de ano se aproxima e, com ele, muita gente aproveita para viajar, já que o período coincide com as férias escolares, o que é ideal para curtir uma praia, serra ou campo. Para aqueles que têm pets, antes de levar o animalzinho, é preciso se informar se o local escolhido é liberado para animais, caso seja, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com cães, antes dos passeios e idas à beira-mar, já que um espaço aberto com tantas pessoas pode assustar o cachorro ou causar incidentes.

O responsável técnico pelo canil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet, veterinário Marcelo Maeda, aconselha que antes de sair para viajar com o animal de estimação, o pet deve estar desparasitado (com remédio de verme em dia), com as vacinações atualizadas, em especial a antirrábica, e com controle de pulgas e carrapatos. “Vacinas e vermicidas devem sempre estar em dia para qualquer trânsito intermunicipal ou interestadual”, recomendou.

Maeda orienta que, durante as viagens, é fundamental levar água potável em recipientes adequados para cães e gatos. A única restrição é em casos de cinetose (enjoo de movimento), onde é melhor evitar oferecer alimentos e líquidos durante o percurso.

“Animais de grande porte podem viajar também, desde que respeitada a segurança do pet e da família, preconizando o uso de peitoral com cinto de segurança. No caso dos gatos, devem estar em transportes que ofereçam conforto para sua mobilidade no curso da viagem, e nunca soltos, tanto quanto os cães, por questões de segurança”, explicou.

O veterinário ressalta que é importante avaliar para quais regiões os pets se destinam, considerando possíveis doenças infectocontagiosas, como a leishmaniose, tendo a atenção para o uso de repelentes, bem como coleiras próprias. “Todos os animais, ao ultrapassarem as barreiras geográficas de seu município, precisam de atestado médico veterinário para esse deslocamento. Além disso, antiparasitários com o propósito de se evitar parasitas externos (carrapato, pulgas, ácaros) são indicados, evitando, assim, a transmissão de doenças carregadas por esses parasitas”, reiterou.

Hospedagem como opção para quem não pode viajar com o pet

O veterinário reforça que os hotéis são uma excelente alternativa. “Esses ambientes precisam ser de confiança e respeitarem os cuidados com o bem-estar dos animais, e ao mesmo tempo, tenham um manejo sanitário adequado, incluindo a exigência de vacinação e vermifugação em dia de todos os pets que permanecem no mesmo ambiente”, finalizou.

A decoradora de festas Marciane Barbosa não viaja sem as “filhas” de quatro patas Molly, uma Poodle de 15 anos, e Mel, uma Shih-Tzu, de 9 meses. “Sempre as levamos conosco para todos os lugares, e, agora, a Molly, com a idade mais avançada e algumas comorbidades, os cuidados são ainda mais importantes. Antes das viagens, realizamos todo o acompanhamento veterinário delas, incluindo exames de sangue. Se notamos algo diferente, entramos em contato com a veterinária para saber quais medidas tomar, como a necessidade de exames adicionais. Além disso, as vacinas, vermífugos e medicamentos contra pulgas e carrapatos estão sempre em dia”, disse a tutora.

*Secom

TAGS:destaque
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Deputado Thiago Rangel questiona Prefeitura sobre emenda não utilizada em Campos
Próxima notícia Carro com mais de 200 multas é retirado de circulação pela PRF em Campos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Fim de Semana da Ressaca promete manter o clima de Carnaval no Farol
20 de fevereiro de 2026
Número de acidentes na BR-101 cai 20,3% em relação a 2025
20 de fevereiro de 2026
Guarda-vidas de São João da Barra salvaram 200 banhistas durante o Carnaval
20 de fevereiro de 2026
Carnaval de São João da Barra ganha destaque em TV chinesa
20 de fevereiro de 2026

Você também pode gostar

PolíciaDestaqueEleições

Candidatura de Jonathan Paes é indeferida e, assim como a de Wladimir, a questão é o vice

12 de novembro de 2020
DestaqueEstadualLegislativoPolítica

Ceciliano busca soluções para demandas da Região Noroeste do estado

15 de dezembro de 2021
DestaqueCampos dos GoytacazesPolícia

Operação conjunta da MPRJ e Polícia Civil combate exploração sexual infantil

31 de outubro de 2024
Campos dos GoytacazesDestaque

Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday

24 de novembro de 2025

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?