Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e SaúdePolítica

Bolsonaro rejeita compra de vacina chinesa, desautoriza Pazuello e aprofunda disputa com Doria

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 21 de outubro de 2020
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro rejeitou nesta quarta-feira a compra da potencial vacina da chinesa Sinovac contra a Covid-19, desautorizou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e levou a pasta a recuar do anúncio que havia feito há menos de 24 horas, aprofundando assim a rixa com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem agora como peça central a imunização contra uma doença que já causou mais de 150 mil mortes no Brasil.
A decisão de Bolsonaro de desautorizar Pazuello, –ele afirmou que determinou o cancelamento do protocolo de intenções assinado pelo auxiliar– também gerou reações de vários governadores e os chefes de Executivos estaduais já falam em recorrer ao Congresso e à Justiça para garantir a vacinação com todos imunizantes disponíveis.

“NÃO SERÁ COMPRADA”, respondeu Bolsonaro no Facebook diante do comentário de um apoiador que criticou o fato de a vacina da Sinovac ser chinesa. O apoiador disse ainda que a China, maior parceiro comercial do Brasil e importante destino de exportações agrícolas brasileiras, é uma ditadura.

Horas depois, no Ministério da Saúde, o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, leu comunicado em que contraria anúncio feito na véspera e diz que “não houve qualquer compromisso com o governo do Estado de São Paulo ou seu governador, no sentido de aquisição de vacinas contra Covid-19”. Disse ainda que não há qualquer intenção de comprar vacinas oriundas da China.

Em comunicado divulgado na véspera após a reunião de Pazuello com governadores, no entanto, a pasta afirmou: “o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, nesta terça-feira, em reunião com os 27 governadores dos Estados e Distrito Federal, que assinou protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Vacina Butantan – Sinovac/Covid-19”.

A potencial vacina da Sinovac, batizada de CoronaVac, está sendo testada no Brasil em estudo liderado pelo Instituto Butantan, do governo paulista. Nesta terça, o ministério da Saúde informou que Pazuello está com Covid-19. O ministro não se pronunciou sobre a guerra de versões e as declarações do presidente.

Em outra publicação no Facebook para justificar a decisão de rejeitar a aquisição da vacina chinesa, Bolsonaro apontou que ela ainda não tem comprovação científica, argumentou que não faria sentido injetar recursos antes da eventual comprovação e disse: “o povo brasileiro não será cobaia de ninguém”.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Maia nega extensão de calamidade pública; diz que regulamentar teto de gastos é mais importante que renda mínima
Próxima notícia Papa fala pela primeira vez sobre direitos dos homossexuais
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Após furtos no Centro PM lança operação com trailer fixo na Praça
26 de setembro de 2025
Goytacaz consegue reverter punição no TJD e voltará a jogar no Aryzão
25 de setembro de 2025
Extorsão: criminosos exigiam R$ 500 por mês para comerciantes e empresários da Baixada Campista 
24 de setembro de 2025
Dona de clínica de estética em Campos é presa com canetas emagrecedores vencidas
23 de setembro de 2025

Você também pode gostar

Política

CCJ da Câmara aprova reforma administrativa

26 de maio de 2021
Polícia

Homem é baleado durante confusão em bar em Campos, no RJ

2 de maio de 2022
DestaqueEleiçõesPolítica

Clarissa Garotinho: amiga de Dilma Rousseff que finge ser bolsonarista

15 de junho de 2022
Ciência e Saúde

Comitê de enfrentamento da covid-19 faz pronunciamento, após reunião

31 de março de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?