Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
DestaquePolícia

Bairro Presente completa um ano com redução nos índices de roubos e 22 mil ações preventivas

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 14 de junho de 2022
Compartilhar

O programa Bairro Presente completa nesta terça-feira, dia 14, um ano estreitando as relações entre a Secretaria de Estado de Polícia Militar e a população do Rio de Janeiro. Neste período, as equipes do projeto realizaram mais de 22 mil ações preventivas, tais como iniciativas sociais, visitas a estabelecimentos comerciais e domiciliares, reuniões comunitárias, palestras, apoio a outros órgãos públicos, entre outras. Além da relação de proximidade com a sociedade, o projeto prevê a redução de importantes indicadores de criminalidade e o aumento da sensação de segurança nas 35 localidades atendidas. De acordo com as últimas atualizações, houve redução de 62,79% nos índices dos roubos de rua desde a implementação do projeto nessas regiões.

Desenvolvido para tornar o policial militar um agente público mais próximo da população, o Programa Bairro Presente conta com 35 módulos em 29 bairros: 34 na Região Metropolitana do Rio e o outro inaugurado no dia 3 de junho em Petrópolis, na região do movimentado polo comercial da Rua Teresa, referência na Região Serrana.

Atualmente, o Bairro Presente conta com 350 policiais militares fixos e 136 em reforço por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS). Vale ressaltar que a Polícia Militar já capacitou 1.114 policiais com as instruções e premissas do policiamento de proximidade.

Major: ‘Confiança gera resultados’

Com policiais capacitados e direcionados à atuação de proximidade, o Bairro Presente carrega a filosofia de uma relação mais íntima entre o representante do Estado e o cidadão, uma relação de confiança. Além de utilizar viaturas e braçais com identificação específica, as equipes também possuem telefones de contato direto, possibilitando aos moradores dos bairros uma comunicação já familiarizada com aqueles policiais com quem convivem no dia a dia, seja ela por meio de ligações ou mensagens pelo aplicativo móvel WhatsApp.

Para a coordenadora do programa, major PM Bianca Neves, que anteriormente conduziu projetos de prevenção das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o estreitamento na relação entre a corporação e o cidadão é um dos pilares de uma presença positiva do Estado.

– Não há dúvidas de que a confiança gera resultados. Quando a sociedade enxerga o policial como alguém que faz parte do seu cotidiano, alguém que, inclusive, vem do seu mesmo contexto de vida, ela entende que aquele agente público é uma referência de auxílio, é alguém que pode ser procurado diante das necessidades. E é com esse intuito que nossos policiais atuam no Bairro Presente, buscando, por meio do diálogo, se apresentar como um representante confiável e pronto para levar a proteção do Estado às populações locais – destacou a coordenadora.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Programa Fazenda Legal chega à Natividade, no Noroeste Fluminense
Próxima notícia Governo do Estado retoma obras do Hospital do Câncer em Nova Friburgo
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025
Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra a sogra em Campos
1 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Fiuza é transferido de Bangu para presídio federal

28 de junho de 2023
Destaque

Ministro diz que Rio receberá 5% a mais de vacinas contra covid-19

8 de agosto de 2021
Economia

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial

3 de setembro de 2021
Destaque

Motorista de carro que explodiu em posto segue internado em estado estável

12 de agosto de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?