Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Economia

Banco da Inglaterra recebe críticas por conta de inflação em 10%

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 20 de agosto de 2022
Compartilhar

O Banco da Inglaterra (BoE) está recebendo críticas do governo, de economistas e de ex-líderes da instituição, que o acusam de ter descansado sobre os louros e permitido a inflação mais alta do G7. A inflação foi de 10,1% ano a ano em julho no Reino Unido, um recorde de 40 anos que supera em muito a meta do banco central de 2%.

A instituição estima que continue subindo nos próximos meses, até alcançar 13%, o que agravará a perda de poder de compra que ameaça jogar muitas famílias na pobreza. “Está claro que algo deu errado”, disse o ministro de Empresas, Energia e Indústria, Kwasi Kwarteng, em entrevista à rede Sky News, na qual considerou que “as taxas de juros deveriam ter aumentado um pouco mais cedo”.

Por sua vez, a favorita das pesquisas para suceder o conservador Boris Johnson em Downing Street, a chanceler Liz Truss, propôs a revisão do estatuto do Banco da Inglaterra, cuja independência remonta a 1997.

Diante das críticas, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, afirmou que não queria entrar nos debates do Partido Conservador. Mas, ao mesmo tempo, ele admitiu que a credibilidade financeira do Reino Unido dependia da autonomia de seu Banco Central.

Bailey lembrou também que o BoE elevou suas taxas no final de 2021, antes do Federal Reserve dos EUA ou do Banco Central Europeu.

Mas, como a União Europeia, o Reino Unido sofre com a crise energética causada pela invasão russa da Ucrânia. Soma-se a isso as interrupções nas cadeias de suprimentos e a falta de trabalhadores como consequência do Brexit.

Bailey argumenta que a inflação também acelerou devido à nova onda de infecções por covid-19, apesar de não haver mais confinamentos rígidos.

“É verdade que a inflação está alta este ano, mas a mensagem é a mesma: em oito séculos, a independência é a melhor maneira de ter uma inflação medida e estável”, disse um membro do comitê monetário, Jonathan Haskel, no Twitter.

Mas a repreensão não se limita ao Partido Conservador. Ex-funcionários do Banco acreditam que, se a instituição tivesse aumentado as taxas mais cedo – quando o crescimento era mais forte – um aperto doloroso da política monetária teria sido evitado.

O Banco da Inglaterra “não tem um trabalho fácil no momento, mas tem ferramentas à sua disposição, principalmente taxas de juros, e é um pouco lento para aumentá-las”, critica Andrew Sentance, ex-membro do comitê de política monetária .

Esses defensores de políticas restritivas gostariam que o Banco aumentasse as taxas para conter os empréstimos e, assim, evitar que a inflação desencadeasse demandas salariais alimentadas pelo aumento dos preços da energia.

“Fomos muito, muito lentos para ver o trem sair do túnel, muita gente foi atropelada e agora temos que lidar com as consequências”, disse Stuart Rose, presidente da rede de supermercados Asda e membro conservador da Câmara Alta do Parlamento.

Para ele, a prioridade deveria ser “matar a inflação” em vez de favorecer o crescimento. Sua crítica mais forte vai para Truss, que ele acusa de querer “jogar dinheiro por todos os lados”, o que alimenta a inflação.

Mas, por outro lado, a política monetária rígida não gera unanimidade.

“A taxa de inflação relativamente alta no Reino Unido se deve à política orçamentária e ao Brexit”, diz Samuel Tombs, economista da Pantheon Macroeconomics, que acredita que aumentar as taxas de juros não resolverá o problema.

 

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Rio tem 61 mil doses de vacinas aplicadas em crianças e adolescentes no dia D
Próxima notícia Anvisa aprova o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em voos e aeroportos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Esportes

Paralimpíada: Talisson Glock fatura bronze na natação nos 100m livre

1 de setembro de 2021
PolíticaEstadualExecutivo

Cláudio Castro e Paulo Guedes se reúnem após acordo sobre Plano de Recuperação Fiscal

21 de junho de 2022
Destaque

Centro de Controle e Combate ao Coronavírus está com ocupação de 80% nos leitos de UTI

15 de março de 2021
Economia

Estado repassa R$ 269 milhões para as 92 prefeituras fluminenses

17 de junho de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?