O Centro de Campos vai retomar o caminho de seu projeto de revitalização, pleito do comércio e do setor produtivo e suas entidades. O movimento também acontece em sintonia com a nova gestão da Câmara de Campos, presidida por Marquinho Bacellar, que vai discutir o tema como o setor produtivo na próxima segunda-feira.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Edvar de Freitas Chagas Júnior destaca a importância do diálogo. Além disso, o prefeito Wladimir Garotinho também ressaltou o trabalho em conjunto. “O projeto de Retrofit é uma solicitação da CDL e de outras instituições do setor produtivo e do comércio, em nossa interlocução direta que a gente vem mantendo desde o início da minha gestão. O retrofit é um conjunto de técnicas e medidas que vão permitir a revitalização das construções antigas e históricas do Centro, que vai adequar e atualizar o uso de espaços da área central, ajustar o seu ordenamento, adaptando o Centro à necessidades atuais”, enfatiza o prefeito Wladimir Garotinho, ressaltando que os estudos estão em andamento e serão discutidos com as instituições.
“Temos um diálogo permanente com o prefeito Wladimir Garotinho, que desde o início de seu governo recebe as entidades do setor, ouve nossos pleitos e propostas, atua em conjunto em parcerias e ações. Agora estamos amadurecendo essa nova fase do projeto, que pode ser chamada de Revitalização 4.0”, explica Edvar Junior.
“É muito significativo a retomada do projeto em um encontro de ideias e gerações: no passado, meu pai, presidente da CDL, Edvar Chagas, ao lado das entidades irmãs, discutiu e aprovou com a prefeita Rosinha a revitalização. Agora é minha vez dar sequência, na CDL e com as entidades, aos trabalhos que foram interrompidos ao lado de Wladimir, que dá continuidade ao que a sua mãe implementou e que renova esse diálogo que tantos frutos gera para o comércio e nossa economia”, reforça Edvar.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, pontua que entre as medidas do retrofit para o Centro podem ser agregados incentivos do Município, como a isenção do IPTU por um período específico de anos (a definir), a isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento (a definir), redução de ISS, entre outras.
“O retrofit é uma ideia apresentada por entidades do setor produtivo, como a CDL, na mesa de diálogo com o prefeito Wladimir Garotinho, e vai potencializar moradia, trabalho, e circulação de pessoas, modernizando marcos legais e técnicos para atração de investimentos públicos e privados”, complementa Mauro, que já esteve em entidades do setor produtivo, como Firjan, CDL e outras entidades, falando de ações estruturantes.