Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
DestaqueEstadualLegislativoPolítica

Ceciliano busca soluções para demandas da Região Noroeste do estado

Redação TRC
By Redação TRC
Atualizado pela última vez em: 15 de dezembro de 2021
Compartilhar


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), intermediou, nesta quarta-feira (15/12), o encontro de empresários da Região Noroeste com a concessionária de energia elétrica Enel e com as secretarias de Estado de Educação e Meio Ambiente em busca de soluções para entraves ao desenvolvimento econômico local.

Nesta quinta-feira, será votado na Casa o Projeto de Lei 5.234/21, de autoria de Ceciliano, que cria o Programa Estadual de Capacidade Energética para aumentar a produtividade dos municípios industriais e rurais. Ele prevê o uso do Fundo Orçamentário Temporário (FOT) para investir em projetos de ampliação da rede de transmissão. A construção de subestações e ampliação de linhas foram as soluções pleiteadas pelo grupo de empresários do Noroeste, durante a audiência para discussão do Fundo Soberano, realizada em Itaperuna, no início do mês. O Governo do Estado pretende sancionar a lei.

“A energia elétrica é vital para as casas e, principalmente, para a atividade industrial e rural de nosso estado. Contudo, esses locais muitas vezes têm dificuldade no fornecimento pleno de energia elétrica, o que atrapalha o desenvolvimento econômico do estado, já que muitas das indústrias acabam tendo a capacidade produtiva reduzida para não sobrecarregar a rede elétrica de toda a região”, explicou o deputado.

A Enel informou, na reunião, que investiu cerca de R$ 262 milhões na rede elétrica que atende os municípios do Noroeste, nos últimos cinco anos. O investimento foi destinado principalmente em ações de modernização, digitalização e manutenção da rede, incluindo a instalação de novos equipamentos, a ampliação da rede e o aumento de carga para a melhoria da qualidade do serviço.

Depois da conversa inicial, ficou acertado que o deputado Jair Bittencourt (PP) irá coordenar um grupo de trabalho para recolher todas as demandas da região. Um novo encontro será agendado para o fim de janeiro, desta vez, na sede Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de Itaperuna, com deputados e representantes da Enel.

“A região sofre muito com o desabastecimento de energia. As indústrias não podem ampliar a produção e não conseguem trabalhar com equipamentos e maquinários com capacidade total. Faltam linhas de transmissão e subestações melhores. Sob a coordenação do presidente André Ceciliano, vamos coordenar um grupo de estudo para encaminhar à Alerj e ao Governo do Estado os recursos necessários para os investimentos na produção e no desenvolvimento da região”, explicou o deputado Jair Bittencourt (PP).

O presidente da Associação dos Frigoríficos e Matadouros do Estado do Rio de Janeiro (Afririo), Aureliano Brum Vargas, afirmou que o setor precisa de ajustes nas regras do Fundo Orçamentário Temporário (FOT). Segundo ele, a necessidade de um estudo de impacto ambiental para concessão do benefício inviabilizou a atividade no setor de carne em todo o estado, que envolve 40 mil pessoas.

“Foi aprovada uma lei de isenção do FOT no nosso setor (Lei 9.379/21), mas ficou condicionado a um estudo. A nossa reivindicação é que essa condição pudesse ser retirada, assim como em outros setores, para validar a isenção”, pontuou.

A capacitação profissional foi outra proposta que recebeu apoio da Alerj. O presidente Ceciliano pediu ao reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Raul Palacio, ações para fortalecer o Polo Cederj de Itaperuna e avançar na criação de cursos universitários. Além disso, o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, confirmou que será implantada uma escola agrícola na região.

Também participaram do encontro o secretário de Estado de Meio Ambiente, Thiago Pampolha e o presidente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea),Marcus de Almeida Lima.

TAGS:destaqueprincipal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Rodrigo Bacellar coordena expansão do Segurança Presente, uma das grandes marcas da gestão Cláudio Castro
Próxima notícia Bi de novo: Atlético-MG vence a Copa do Brasil e conclui ano mágico
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Faetec: inscrição está aberta para profissional bolsista e outros cursos

14 de junho de 2021
DestaqueEconomia

Com 38 projetos de energia, Norte Fluminense vai gerar o equivalente a mais de três usinas de Itaipu

10 de agosto de 2022
Destaque

Calçadão de Camboinhas recebe iluminação com LED

18 de junho de 2021
DestaquePolícia

Quem são os presos pelo golpe milionário de filha contra mãe

10 de agosto de 2022

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?