Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Centro de Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 3 de agosto de 2023
Compartilhar

Em quase dois anos de funcionamento, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC), que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), já registrou 312 atendimentos a vítimas de violência sexual. O CAAC é um serviço fruto de um acordo de cooperação entre MPRJ, município e estado, oferecendo em um só lugar a assistência médica do HFM, atendimento psicológico e social, além do aporte da Polícia Civil. O espaço contribui para identificar os abusadores, inibir o número de casos, fortalecer a rede de proteção e evitar a revitimização de crianças e adolescentes.

O objetivo é resgatar a integridade emocional e a dignidade das vítimas com o novo processo de tratamento e apuração de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes. No local, os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, pediatras, enfermeiros, ginecologista obstetra, médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência. O serviço está ativo 24h por dia, de segunda a domingo. O CAAC Campos, é a segunda unidade do Estado e a primeira instalada no interior, sendo a terceira unidade do Brasil.

“Além dos nossos profissionais, o CAAC realiza juntamente com a polícia, o registro da ocorrência, a entrevista investigativa e a realização da prova pericial, agilizando o processo e garantindo menos exposição das vítimas. O objetivo é contribuir para a identificação dos abusadores e fortalecer a nossa rede de proteção”, explica o Presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do HFM, Arthur Borges.

 

FLUXO DE ATENDIMENTO

Enfermeira e Coordenadora do CAAC, Alice Alves Farias, explica que a maior parte dos abusos ocorreram com pessoas próximas da criança e destaca que em sua maioria, os atendimentos no CAAC são às meninas. “Trazendo para a realidade do CAAC, a nossa maior demanda de atendimento é de 4 a 12 anos, mas também atendemos de 0 anos até os 18 anos incompletos. A maior demanda é de meninas, compondo 88% de atendimento e os meninos 12%, sendo 92% de abusadores homens e 8% de abusos cometidos por mulheres. Uma característica importante que a sociedade deve ficar atenta, que o abuso sexual infantil, também ocorre em um ambiente intrafamiliar, ou seja, o abusador está próximo da criança/adolescente, além disso, também, na maior parte dos casos, ocorre a exploração sexual e ameaças vindas do abusador o que faz a criança permanecer em silêncio”, esclareceu.

Alice ainda comenta que atualmente a média é de 20 atendimentos por mês no CAAC. “Há um crescente na demanda dos casos e precisamos que a sociedade nos ajude a quebrar o silêncio desse crime, denunciando e ajudando a vítima. Na suspeita de um abuso sexual, temos o recurso do Disque 100, uma ferramenta de ligação anônima, gratuita para denúncias sobre o caso. Também temos a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e o Conselho Tutelar. Se o abuso ocorreu em 72h, pode levar a criança imediatamente para o HFM onde ela será submetida ao atendimento médico, profilaxia e teste rápido. Acima das 72h do abuso, o responsável vai até a delegacia fazer a ocorrência e depois, será encaminhado ao hospital. O nosso objetivo é prestar atendimento as nossas crianças/adolescentes no mesmo espaço físico de forma acolhedora e humanizada”, comunicou a coordenadora, destacando que no mês de junho foi realizada uma visita ao CAAC de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, buscando novas estratégias, a fim de oferecer um melhor atendimento na unidade em Campos.

O CAAC está iniciando uma parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), um programa do Governo Federal que funciona dentro da Secretaria de Educação do município, com o objetivo de levar informação, prevenção e orientação aos estudantes, pais e responsáveis das crianças e adolescentes em relação a violência sexual.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior ‘Agosto Dourado’: Saúde em Campos anuncia campanha de conscientização sobre o aleitamento materno
Próxima notícia Polícia Civil descobre quadrilha, em Maricá, que aplicava golpe do falso empréstimo
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Golpe do falso cadastro do SUS deixa idoso com prejuízo de quase R$ 9 mil em Guarus
13 de janeiro de 2026
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13 de janeiro de 2026
Concurso de Mascarados e Dominós de SJB está com inscrições abertas 
13 de janeiro de 2026
Volta às aulas: Procon divulga lista de material que escolas não podem solicitar
12 de janeiro de 2026

Você também pode gostar

EleiçõesDestaque

Com fome de poder, Wladimir usa imagem de bispo sem autorização

22 de outubro de 2020
Destaque

MPRJ inicia vistorias em unidades de Saúde de Campos dos Goytacazes para garantir a continuidade do atendimento pediátrico no município

12 de agosto de 2021
Destaque

Presidente da CDL dispara: “Ninguém votou em Wladimir para aumentar impostos. Ele está atropelando o eleitorado”

15 de junho de 2021
Destaque

Após interferência de Bolsonaro na Petrobras 4 conselheiros pedem para deixar o cargo

3 de março de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?