A Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças no contraturno escolar.
O trabalho tira crianças da ociosidade e possui caráter preventivo, protetivo e proativo, frente a situações de vulnerabilidades, riscos sociais e relacionais, que possam resultar em rompimento de vínculos familiares e comunitários.
O fortalecimento dos vínculos familiares é o principal objetivo da iniciativa, que oferece diversas atividades, como música, recreação, artesanato e dramatização. O atendimento ocorre em dois turnos: manhã e tarde.
Atualmente, o SCFV possui 71 crianças matriculadas, na faixa etária de 06 a 12 anos. O serviço é oferecido na Sede da Fundação da Infância e Juventude, localizada na Avenida Rui Barbosa, 553, na Lapa, em Campos.
“É um trabalho importantíssimo, porque quando os assistidos estão na Fundação, durante o período de contraturno, evita que fiquem nas ruas ou sozinhos em casa, favorecendo o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e também de lazer. Além disso, atuamos com o fortalecendo do respeito, da solidariedade e dos vínculos familiares, contribuindo para o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Nós damos esse suporte à família, dando base para que cresça como um cidadão em sua totalidade”, destacou Carla Luiza Brito, diretora de Programa e Serviço da FMIJ.