Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Mulheres pretas e quilombolas de Campos serão temas de sessão dupla no Cine Darcy dia 8 de março

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 7 de março de 2024
Compartilhar

O Cine Darcy terá sessão dupla nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Os documentários “Griôs – Histórias que os livros não contam” e “Cores Pretas” serão as atrações especiais na sala do cinema universitário da Uenf, a partir das 18h.

Após as exibições, será promovido um bate-papo sobre os temas e reflexões que os filmes propõem, com as presenças das jornalistas campistas Daniela Abreu e Stella Tó, diretoras das obras, e a quilombola Lucimara Muniz.

O documentário griôs foi gravado com membros mais velhos de cada um dos sete quilombos de Campos dos Goytacazes. O objetivo é fazer um registro da história de formação e resistência desses quilombos. Na obra, são exibidos depoimentos dos griôs dos quilombos de Custodópolis – um dos poucos quilombos urbanos do Brasil e um dos primeiros a ser reconhecido -, Lagoa Fea (Fea e não Feia, respeitando a forma como próprios quilombolas se referem ao local), Sossego, Conceição do Imbé, Aleluia, Batatal e Cambucá – esses últimos conhecidos como ABC do Imbé.

Diretora do filme, a jornalista Daniela Abreu destaca a importância de registrar e dar reconhecimento a essas histórias tão expressivas:

Foto: Arquivo Pessoal

“Os griôs guardam consigo as histórias de como se formaram essas comunidades, suas origens, costumes, formas de trabalho, cultura e muita resistência ao longo dos anos, no processo de formação e reconhecimento de cada um dos quilombos registrados e reconhecidos. Quando um griô morre, leva consigo essas histórias que, a partir de agora, ganham nova forma de se perpetuar. Outra finalidade do documentário é dar suporte material para o efetivo cumprimento da Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, afirma.

Patrimônio Cultural de Campos dos Goytacazes, o documentário Cores Pretas retrata a vida de cinco mulheres negras e seus anseios futuros, em uma realidade de luta constante contra o racismo estrutural existente na sociedade.

O filme faz uma costura entre a vida dessas pessoas, que narram suas vivências de enfrentamento ao racismo, e ainda assim, vislumbram possibilidades de construir caminhos frutíferos para as próximas gerações. Membro do Núcleo de estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Stella Tó assina Cores Pretas o como diretora geral, roteirista e diretora de fotografia.

A obra foi selecionada na 3ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, de Salvador, em 2019, um ano depois do seu lançamento. Já em 2023, a produção campista foi exibida no Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira, no Rio de Janeiro.

“O racismo é uma tecnologia utilizada e muito bem orquestrada, para fazer a gente esquecer quem a gente é”, enfatizou Stella Tó em setembro do ano passado, quando Cores Pretas foi exibido na telona do Cine Darcy pela primeira vez.

Jornalista e ativista do Movimento Negro, Daniela Abreu é uma das mulheres em destaque no Cores Pretas. Atualmente na comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), já atuou em jornais, sites e rádios de Campos. Em 2018, enquanto atuava no Coletivo Nós Por Nós – que prestava apoio e assessoria jurídica à mulheres vítimas de violência doméstica no município -, fez parte da primeira candidatura coletiva feminista de Campos. afim.

“Fazer parte deste evento, no Dia Internacional da Mulher, ao lado de Stella e Lucimara, duas grandes mulheres que tanto me inspiram e, ainda mais, falando de assuntos que nos atravessam a vida é, para além de um compromisso, uma honra. Sou profundamente grata por essa oportunidade de levar as histórias verdadeiras dos sete quilombos de Campos a mais pessoas”, diz Daniela.

Stella Tó já trabalhou em veículos como G1, Band FM, Mídia Ninja e Facebook Brasil. Hoje, é membro do Neabi-Uenf e atua como analista de comunicação em uma instituição filantrópica, cujo objetivo é reduzir as desigualdades do Brasil. Ela também ressaltou a relevância da iniciativa do cinema universitário da Uenf no Dia Internacional da Mulher:

Foto: Arquivo Pessoal

“Ações como essa são fundamentais para que a pauta da equidade esteja sempre no centro do debate. Em uma cidade cujo 55% da população é feminina, não ter uma mulher como vereadora revela o quanto ainda estamos à margem das tomadas de decisão. Eu acredito que a arte e a cultura sejam caminhos essenciais para conseguirmos meditar sobre o nosso papel na sociedade e sobre a importância de ocuparmos diversos espaços”, concluiu.

Além das jornalistas Daniela Abreu e Stella Tó, também marcará presença na roda de conversa pós-filme do Cine Darcy nesta sexta-feira a quilombola Lucimara Muniz. Integrante da Coordenação Nacional de Articulação dos Quilombos e vice-presidente da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, ela é produtora e idealizadora de- Histórias que os livros não contam” Griôs – Histórias que os livros não contam.

 

 

 

Fonte: Ascom/Cine Darcy

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Hospital Ferreira Machado procura por parentes de um homem sem identificação, que se encontra internado desde o dia 28 de fevereiro
Próxima notícia Mulher torturada é libertada de cárcere privado na véspera do Dia Internacional da Mulher
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Destaque

Governador lança o projeto Esporte Presente no Maracanãzinho

11 de março de 2022
Polícia

Polícia Civil conclui inquéritos sobre golpes da empresa Excursão Campos

7 de fevereiro de 2024
Destaque

Ex-ministros Mandetta e Teich abrem nesta terça agenda de depoimentos da CPI da Covid

4 de maio de 2021
Destaque

Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial

15 de setembro de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?