Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Multivacinação para crianças e adolescentes vai até o fim deste mês

Redação
By Redação
Atualizado pela última vez em: 21 de outubro de 2021
Compartilhar

Até o fim do mês de outubro, crianças e adolescentes menores de 15 anos podem aderir à Campanha de Multivacinação. A ação deste ano, iniciativa entre o Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e as Secretarias Municipais de Saúde, é ainda mais importante porque, devido à pandemia da Covid-19, a cobertura vacinal, que vinha caindo em todo o país desde 2017, sofreu uma redução ainda maior.

 

Dentre as vacinas que estão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), dTpa (para gestantes adolescentes), Meningocócica ACWY (conjugada) e dT (difteria e tétano).

 

Para se ter ideia, no Estado do Rio, no Estado do Rio, a cobertura vacinal da BCG era de 115,38% (acima do público esperado), em 2017.  Em 2020, caiu para 60,62%. Já a cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral caiu de 94,29% em 2017 para 59,74% em 2020. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, no Estado do Rio, a cobertura de todas as vacinas diminuiu.

 

As baixas coberturas preocupam porque podem favorecer a ocorrência de surtos de doenças que já estavam controladas e até erradicadas. Em janeiro de 2020, por exemplo, ocorreu um surto de sarampo no país, tendo sido registrados 8.419 casos. Até 2017, a doença era considerada erradicada no Brasil.

 

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, ressalta a importância da mobilização dos responsáveis durante a realização da campanha de vacinação que começou no dia primeiro deste mês e vai até o dia 29 de outubro.

 

– Quatro em cada dez crianças não receberam as principais vacinas neste ano. É importantíssimo que doenças controladas no passado, graças à vacinação, não retornem. E, independentemente da pandemia, é importante ressaltar a necessidade de se manter os esquemas vacinais das crianças e adolescentes completos, incluindo as doses de reforço, até a idade adulta. Manter a imunidade a doenças já controladas é importante para não dar espaço a novos surtos – frisou o secretário Chieppe.

 

A Secretaria de Estado de Saúde pede que a população acompanhe os canais de comunicação da prefeitura do seu município para se certificar dos locais e documentos necessários. Não deixe de levar a caderneta de vacinação.

#GOVRJ,#COVID-19, #VACINAÇÃO-ADOLESCENTES.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior MPRJ firma acordo com estado e município de Campos para abertura de centro de atendimento especializado para crianças e adolescentes vítimas de violência
Próxima notícia Polícia Federal deflagra operação em Niterói
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

DestaqueCampos dos GoytacazesPolícia

Homem morre e outros dois ficam feridos após ataque a tiros em Travessão

25 de novembro de 2024
Ciência e Saúde

Vacinação disponível em três postos durante o final de semana e feriado

15 de janeiro de 2024
DestaqueCampos dos GoytacazesEleiçõesPolítica

Thiago Rangel é confirmado líder do Podemos na Alerj

7 de fevereiro de 2023
Ciência e Saúde

Dia D de Vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19 será neste sábado

5 de maio de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?