Uma operação da Polícia Civil prendeu 13 pessoas nesta quarta-feira (16) nas cidades de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, no Norte Fluminense, e em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Os suspeitos são investigados por participação em roubos e receptação de cargas, além de envolvimento com tráfico de drogas e homicídios.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que tem como objetivo desarticular grupos criminosos que atuam no desvio de mercadorias e veículos, alimentando facções e bancando suas disputas territoriais.
Segundo a Polícia Civil, as cargas roubadas eram redistribuídas em cidades das regiões Norte e dos Lagos, muitas vezes revendidas a empresários e comerciantes locais, inclusive dentro de comunidades.
Desde o início da operação, em setembro de 2024, mais de 540 pessoas foram presas, e foram recuperadas cargas e veículos avaliados em cerca de R$ 38 milhões. Também houve o bloqueio de R$ 70 milhões em bens e valores ligados aos investigados.