Essa semana a ponte Rio-Niterói foi fechada devido aos fortes ventos que atingiram a região metropolitana do Rio de Janeiro. Na capital fluminense, a ventania chegou a derrubar cerca de 100 árvores e a suspender a circulação dos trens.
Mas o que dizer da ponte? Por que a circulação na via é interrompida nesse caso? A explicação é simples, mas envolve detalhes importantes.
O centro de controle da Ecoponte, administradora da via, monitora as condições do tempo por meio de estações meteorológicas presentes em toda a extensão da via. Se as rajadas de vento passarem de 70km/h, o trânsito é interrompido. O bloqueio ocorre por motivo de segurança, já que a ventania pode prejudicar a condução dos veículos, derrubar motociclistas e causar acidentes graves.
Na última terça-feira (21), os ventos alcançaram 80km/h e o trânsito ficou interrompido por 20 minutos. Após a liberação do tráfego, a Ecoponte usou comboios de viaturas que trafegaram na frente dos carros, limitando a velocidade entre 20km/h e 40km/h. Essa iniciativa é mais um dos protocolos de segurança da concessionária.
Situações como essa levantam outra dúvida: a ponte Rio-Niterói balança? Segundo a Ecoponte, até o ano de 2004 ela oscilava até 1m para cima e para baixo quando ventos de 55km/h atingiam a via. Porém, a Coppe/UFRJ desenvolveu um sistema de molas, chamado Atenuadores Dinâmicos Sincronizados (ADS), que evita essas oscilações. O sistema de 192 molas fica dentro da estrutura da ponte e absorve o movimento do vento, minimizando o impacto. Desde que foi instalado, a ponte não “balança” mais. A manutenção do sistema é feita regularmente para a segurança dos motoristas.
Com 13,28km de extensão, sendo 8,83m sobre a água, a ponte Rio-Niterói é considerada a maior ponte do hemisfério sul e uma das maiores do mundo em área construída. Seu nome original é Presidente Costa e Silva, em homenagem ao presidente do período da ditadura que determinou a construção da importante via que liga a capital fluminense a cidades da região metropolitana sobre a Baía de Guanabara.
Fonte: Folha oceânica
#ECOPONTE, #PONTERIO-NITERÓI, # VENTANIA