Moradores de Quissamã, no Norte Fluminense, puderam participar de ações ao longo desta quarta-feira (22) contra o mosquito Aedes aegypti.
Equipes da Vigilância em Saúde fizeram atendimento em uma tenta montada na Praça Brigadeiro José Caetano e percorreram as ruas do Centro orientando a população sobre prevenção, riscos de doenças e focos do mosquito. Houve distribuição de materiais educativos e fixação de cartazes informativos em trechos de maior circulação de pessoas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Q/s/6OjwUxTAiHfokxoEEOwQ/quissama-promove-acoes-de-combate-ao-aedes-aegypti-na-area-central-3-.jpeg)
A ação faz parte do trabalho da Secretaria municipal de Saúde que busca evitar a proliferação do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Dados da Secretaria de Saúde mostram que, desde o início do ano, foram confirmados 23 casos de dengue em Quissamã. Outros 32 foram descartados.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos, destaca a importância do diálogo com a população.
“A população precisa sempre ser orientada sobre a importância das medidas de prevenção e sair às ruas facilita a informação porque a gente consegue ter acesso a um público que não temos quando fazemos uma atividade na escola ou na unidade de saúde. Conseguimos abordar o comércio, as pessoas que estão trabalhando durante todo dia”, pontuou.