Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Secretaria de Saúde do RJ investiga caso suspeito de varíola dos macacos em Macaé

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 11 de junho de 2022
Compartilhar

 

Contents
AlertaA doença

A Secretaria de Saúde do RJ (SES) investiga um possível caso de varíola dos macacos (monkeypox) em Macaé, no Norte Fluminense. O paciente tem 43 anos e trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo. De acordo com a SES, ele relata ter tido contato com pessoas de outros países.

A SES informou que exames complementares, preconizados pelo Ministério da Saúde para fechar a avaliação do caso, estão em andamento. O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado em São Paulo no dia 8 de junho. Neste sábado (11), o segundo caso foi confirmado, também em São Paulo.

“A vigilância estadual está apoiando a vigilância municipal no monitoramento do paciente. Até o momento, não há caso de monkeypox confirmado no estado”, informou a secretária de saúde em nota.

A Prefeitura de Macaé informou que o homem está internado em um hospital particular da cidade e o estado de saúde dele é estável. Ele está em isolamento até o diagnóstico ser revelado.

A Secretaria municipal de Saúde de Macaé informou que aguarda a emissão do laudo técnico dos exames realizados pelo laboratório molecular de virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A previsão é que o resultado saia na segunda-feira (13).

Amostras do paciente também são analisadas pelo LACEN, laboratório da Secretaria Estadual de Saúde. Não há outro caso suspeito em investigação em Macaé e no Estado.

Alerta

De acordo com a SES, em maio, o CIEVS enviou comunicado de alerta às Secretarias municipais de Saúde orientando quanto à detecção e ao monitoramento de possíveis casos da doença.

“A medida tem como objetivo garantir que as vigilâncias municipais e estadual sejam notificadas dos possíveis casos e possam fazer o acompanhamento da evolução da doença”, diz a nota.

A doença

A monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

Os casos recentemente detectados apresentaram uma preponderância de lesões na área genital. A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, com posterior cicatrização. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

Em caso de suspeita da doença, o paciente deve ser isolado até o desaparecimento completo das lesões. O tratamento é baseado em medidas de suporte, com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e sequelas.

TAGS:principal
Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Usina Nuclear Angra 2 vai ser desligada para reabastecimento de combustível
Próxima notícia Canal no YouTube de Gabriel Monteiro é desmonetizado; vereador desistiu da ação contra plataforma
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

Economia

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

16 de julho de 2021
Destaque

AgeRio abre linhas de crédito para empresas de todos os segmentos

25 de fevereiro de 2021
Ciência e SaúdeCoisa BoaServiços

Município adere à Campanha Nacional de Multivacinação

7 de outubro de 2020
Destaque

Segurança Presente promove reencontro de pessoas em situação de rua com famílias

8 de julho de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?