Maior evento de saúde pública do estado, a última edição da Semana da Saúde chegou ao fim na quarta-feira, dia 15, com um total de 7.588 atendimentos oferecidos à população. Entre os destaques do evento realizado na Praça Sete de Setembro, em Magé, na Baixada Fluminense, estava a realização de aferições de pressão arterial, glicose e colesterol, que somaram um total de 1.920 atendimentos. A ação foi uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com a Prefeitura de Magé.
– A Semana da Saúde foi um sucesso, uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Por meio desta iniciativa, chamamos a atenção das pessoas para a importância dos cuidados com a saúde. E, ao oferecermos todos esses serviços num só lugar, demos as pessoas a oportunidade de realizarem vários tipos de exames sem precisar de grandes deslocamentos – enfatiza o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Nos dois dias de evento, a população teve acesso à vacinação contra a Covid-19, consultas com urologistas e testes de PSA, aferição de pressão, glicose e colesterol e testes de hepatites B e C, sífilis e HIV. No primeiro dia da semana, foram 2.965 atendimentos, e no segundo, 4.623. A novidade dessa edição foi a avaliação e a orientação psicológica realizadas pelas equipes da Secretaria de Saúde do município. Fisioterapeutas também deram orientações sobre exercícios de alongamento.
O local contou ainda com espaço odontológico para aplicação de flúor; equipes de assistência social realizando cadastramento e atualização do cartão SUS, além da atualização do cadastro do Bolsa Família, com verificação de peso das crianças. Equipes da vigilância estadual deram orientações sobre o combate e a prevenção à dengue, zika e chikungunya.
A ação foi realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a Prefeitura de Magé, com promoção da Rádio Tupi. E contou ainda com o apoio das Drogarias Venancio e da Medlevensohn.