Seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São João da Barra, no Norte Fluminense, retomaram esta semana as diferentes oficinas que atendem adultos e idosos. São elas: o Cras do Açu, Sabonete, Barcelos, Grussaí, Atafona e da Sede do Município.
As atividades fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. São elas: oficinas de alongamento e coral para adultos e idosos, oficinas de corte feminino, iniciação musical, artesanato e empregabilidade, além de atividades recreativas para crianças, palestras temáticas e visitas guiadas.
O objetivo da iniciativa é prevenir situações de risco social, assegurar o direito à convivência familiar e comunitária, combater a segregação social, promover acessos a benefícios e serviços essenciais, entre outros.
“Esse serviço possui um caráter preventivo pautado na defesa e na afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Ele fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa Gomes.
Inscrições
As inscrições para as oficinas começaram em março e seguem até o dia 12 de abril. Elas podem ser realizadas das 8h às 17h em todas as unidades do Cras.
Serão contemplados três grupos distintos: crianças de 7 a 11 anos, adolescentes em geral e adultos e idosos. A Prefeitura explica que, assim que o quantitativo total de vagas for preenchido, as demais oficinas serão desenvolvidas uma vez por semana em cada Cras.
“Paralisado devido à pandemia, o serviço é considerado um dos pilares do conjunto de políticas públicas criado para atender principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, complementando outras ações e serviços oferecidos pelo sistema público de assistência social no país”, explicou a coordenadora municipal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Michele Bastos.