Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Ciência e Saúde

Vacina Covid-19 é incluída no calendário de rotina para crianças de 6 meses a 4 anos

TRC
By TRC
Atualizado pela última vez em: 3 de janeiro de 2024
Compartilhar

A vacinação contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação. A partir desta quarta-feira (3), o imunizante será aplicado para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A mudança segue nova nota técnica do Ministério da Saúde e orientação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), que também passa a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários.

Para as crianças, continuam sendo aplicadas as três doses da vacina Pfizer baby. A primeira dose será feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Para aquelas que estão com o esquema primário incompleto ou com dose atrasada, deve-se respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª doses. A 3ª dose deve ser feita oito semanas depois da 2ª dose.

“A criança de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que já tomou três doses da vacina em 2023 não precisa de dose adicional. Considere-se vacinada”, reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, ressaltando que o vírus da Covid-19 continua endêmico, causando casos da doença, principalmente em pessoas com comorbidades, imunodeficientes, idosos, gestantes e puérperas.

Nos grupos prioritários, o intervalo entre as doses será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, além de gestantes e puérperas. “Pessoas não vacinadas são as mais suscetíveis a infecção pela Covid-19 e desenvolver as formas graves da doença, sem falar nos riscos da Covid longa, que tem levado muitas crianças aos consultórios médicos”, completou o infectologista.

São considerados indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão: pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV (PVHIV); pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e uso de corticoide em dose maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias. Crianças em uso de prednisona ou equivalente maior ou igual 2 mg por mais de 14 dias até 10 kg; indivíduos em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Devem receber uma dose ao ano os seguintes grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) e residência inclusiva (RI, e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

Para a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos, a Secretaria de Saúde disponibiliza quatro postos, sendo um com horário estendido:

Campos Shopping – 9h às 16h

Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) – 8h30 às 13h

Cidade da Criança – 8h30 às 13h

Clínica da Criança – 9h às 18h

Para a vacinação de idosos, gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas e demais grupos prioritários, os postos são:

Campos Shopping – 9h às 16h

Clube da Terceira Idade – 9h às 16h

Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 20h

UBS Tócos – 9h às 15h

UBSF Parque Prazeres – 9h às 15h

UPH Travessão – 9h às 15h

DOCUMENTAÇÃO — Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Idosos, gestantes e puérperas devem levar o Cartão de Vacina Covid-19 juntamente com documentos pessoais. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico. Já profissionais de saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício ou comprovante do conselho responsável pela categoria.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
ByTRC
Seguir:
Desde 2016 somos uma equipe técnica que busca trazer informação com credibilidade ao povo campista. Consideramos importante no meio de tantos boatos, oferecer a você, uma fonte de notícias sérias, baseada em fatos checados. Somos o elo entre, você e os acontecimentos.
Notícia anterior Trânsito desviado na área central: Obras de fresagem asfáltica
Próxima notícia Firjan SESI abre inscrições para Edital de Cultura 2024
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Nicole de Thiun é bicampeã em prova do Campeonato Brasileiro
14 de novembro de 2025
Quatro filhotes vão reforçar Grupamento de Operações com Cães
14 de novembro de 2025
Feirão de Renegociação da Enel será realizado nos dias 17 e 18 de novembro
13 de novembro de 2025
Idoso é morto na BR-101, em Travessão
12 de novembro de 2025

Você também pode gostar

Ciência e Saúde

Vacinação contra a gripe recomeça em Campos-RJ nesta segunda-feira (25)

24 de abril de 2022
Ciência e Saúde

Ministério da Saúde diz que Pazuello está bem, mas ministro segue hospitalizado

3 de novembro de 2020
Ciência e Saúde

Brasil receberá 1,5 milhão de doses da Janssen, metade do anunciado

22 de junho de 2021
Ciência e Saúde

Terceira dose em idosos começa sexta-feira em Niterói

26 de agosto de 2021

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?