Tá Rolando Na Cidade
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Font ResizerAa
Tá Rolando Na CidadeTá Rolando Na Cidade
Search
  • Política
  • Polícia
  • Esportes
  • Economia
Siga-nos
Destaque

Cláudio Castro toma posse e destaca avanços do Estado com contas em dia e investimentos

By
Atualizado pela última vez em: 1 de janeiro de 2023
Compartilhar

O governador Cláudio Castro (PL) tomou posse, na manhã deste domingo (1º), para seu segundo mandato à frente do Palácio Guanabara. O advogado de formação e cantor gospel passa a ser 64º mandatário dos fluminenses, até 31 de dezembro de 2026.

O governa. dor do Rio lembrou as dificuldades de quando assumiu o mandato, após o impeachment de Wilson Witzel, de quem era vice na chapaSegundo ele, o Rio atual é “bem melhor que o de dois anos atrás”.

Cláudio Castro afirmou que, mesmo com o Regime de Recuperação Fiscal, recompôs salários dos servidores após anos sem reajustes:

“Com muito esforço, garantimos a recomposição salarial dos servidores. Este é o segundo ano consecutivo que promovemos a recomposição.”

“Nos dois últimos anos, nossas contas foram aprovadas pelo TCE, por unanimidade, o que não acontecia havia sete anos. Hoje, o estado apresenta previsão de incremento de quase 20% na receita bruta”, afirmou.

O governador chamou a concessão da Cedae de “maior da história” do Brasil, e apresentou resultados de lucro em seu discurso, ressaltando benefício para 47 municípios e 13 milhões de pessoas:

“Após a concessão dos serviços, a Cedae encerra o ano com R$ 394 milhões de lucro”, pontuou. Castro afirmou que a compra de câmeras para a Polícia Militar vai trazer mais segurança para a população e os policiais.

No entanto, o governo recorreu após o ministro Fachin, do STF, determinar cinco dias de prazo para apresentação de um cronograma para a instalação dos dispositivos de áudio e vídeo em fardas e viaturas de batalhões especiais de polícia (Bope e Core) e nos batalhões das áreas com os maiores índices de mortes com envolvimento de agentes de segurança.

“Só na Polícia Militar, já são cerca de 9 mil em operação em todos os batalhões de área. Assim, damos mais transparência e segurança jurídica às ações de patrulhamento e abordagem, protegendo os policiais e a sociedade”

No discurso, Castro afirmou ainda que irá inaugurar obras do Teleférico do Alemão, do Museu da Imagem e do Som, entre outros empreendimentos.

“Vamos entregar a Escola Dom Eugênio Sales, na Cidade de Deus, a Ponte da Integração em Campos, esquecida há mais de 40 anos, o Rio Imagem da Baixada e o Hospital do Câncer de Nova Friburgo”, prometeu.

Secretariado
Na última sexta-feira (30), Castro anunciou seu secretariado. Serão 32 pastas, duas a menos que as atuais, e a criação da Secretaria Especial de Mulheres.

Entre os nomes, chama atenção os nomes de políticos aliados, como o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) — que chegou a ser cogitado para vice na chapa de Castro, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral —, e o deputado federal Hugo Leal (PSD).

Castro manterá 13 dos atuais secretários, como os da área econômica e da segurança pública.

Histórico

Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de 43 anos, nasceu em Santos (SP) e, ainda criança, veio morar no Rio de Janeiro. É casado com a publicitária Analine Castro e Silva e pai de dois filhos, João Pedro e Maria Eduarda.

Em 2005, Castro se formou em Direito pela UniverCidade. Além de advogado, é músico, compositor e evangelizador.

Em 2004, Cláudio Castro começou sua trajetória política como chefe de gabinete do vereador Márcio Pacheco (PSC), com quem seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) até 2016. Foi ainda assessor especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Em 2013, trabalhou na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em 2016, Cláudio Castro foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo PSC e compôs a Mesa Diretora da Câmara Municipal na função de 2° Secretário.

Em 2018, Castro foi eleito vice-governador na chapa de Wilson Witzel (PSC), que pouco mais de um ano depois sofreu o impeachment. Castro, então, tomou posse em 1º de maio de 2021.

Liderança de ponta a ponta
Castro foi reeleito no primeiro turno com quase 60% dos votos, ganhando em 91 dos 92 municípios do estado — em Niterói, deu Rodrigo Neves. Em 11 municípios, o governador reeleito foi a escolha de 80% do eleitorado.

Castro se manteve na dianteira das pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha, focada nas realizações em um ano e meio de mandato.

Todas as pesquisas, no entanto, apontavam que haveria uma nova votação no dia 30, contra o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). O pessebista, que tinha 27% dos votos no momento da confirmação, ligou na sequência para o adversário, parabenizando-o pela reeleição.

Propostas
Cláudio Castro afirmou em seu plano de governo que até o fim de 2026 vai gerar mais de um milhão de empregos em todo o estado, sendo a maioria deles de carteira assinada “e com salários valorizados”.

“O objetivo central do Governo Cláudio Castro 23-26 é gerar no Estado a maior onda de oportunidades de emprego vivida nos últimos 50 anos”, dizia parte do plano de governo.

Castro aposta nas obras de infraestrutura e cita a construção de um metrô leve na Baixada Fluminense e da Linha 3 do metrô convencional, que ligaria o Centro do Rio a Niterói e São Gonçalo.

Compartilhe essa notícia
Facebook Email Copiar link Imprimir
Notícia anterior Mudanças no governo Wladimir para 2023
Próxima notícia Marquinho Bacellar toma posse nesta segunda-feira como presidente da Câmara de Campos
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Últimas Notícias

Casais podem se inscrever para mais uma edição do Casamento Comunitário
7 de julho de 2025
Sem UTI pediátrica em Campos, menina com pneumonia grave é transferida de avião para hospital em outra cidade
4 de julho de 2025
Vereadores de Campos poderão ser reembolsados por uso de carro próprio
3 de julho de 2025
Inscrições para concurso da UENF terminam nesta quinta-feira
2 de julho de 2025

Você também pode gostar

DestaqueEconomia

“IPVA em Dia” é prorrogado até junho de 2025 e inclui débitos de 2024 no parcelamento

2 de dezembro de 2024
DestaqueServiços

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta quarta-feira

11 de dezembro de 2024
DestaquePolítica

Itaocara passa a integrar o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte Noroeste Fluminense

18 de março de 2023
Destaque

Carro de deputado é atingido por tiros na BR-101

27 de julho de 2023

Customizado por DevJones

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou email
Senha

Perdeu sua senha?